+
 
História
 

A Academia Cearense de Letras, fundada em 15 de Agosto de 1894, é a mais antiga de todas as academias de letras do País, anterior mesmo a Academia Brasileira de Letras, fundada em 1897.

Sua sede é o Palácio da Luz, possivelmente o mais antigo prédio público de Fortaleza, feito ao redor de 1781. Com palaciana arquitetura, foi a sede do Governo do Estado do Ceará, por mais de um século e meio.                   

A entidade abriga quatorze outras entidades do gênero literário, do Estado, que não possuem sede própria, havendo-se tornado, portanto, em movimentado centro cultural. Possui excelente estrutura acadêmica, a qual foi restaurada e requalificada na presente gestão, com auditórios, salões de honra, importante biblioteca com 25.000 livros, área externa para encontros literários, chamada de Jardim dos Poetas, importantes obras de arte, quadros de pintores famosos etc.
Por ela tem passado, seja como patronos, seja como sócio efetivos, filhos ilustres, tais como José de Alencar, Farias Brito, Clóvis Bevilacqua, Capistrano de Abreu e Rachel de Queiroz, entre tantos outros.

José Augusto Bezerra

Presidente da ACL

 


 

 
 
(85) 3226-0326 / 99703-1133
acletras@accvia.com.br
 
Copyright © 2015
D7W Design