HENRIQUE THÉBERGE
Henrique Théberge nasceu na cidade de Recife-Pe, no dia 27 de junho de 1838.
Filho do Dr. Pedro Théberge (médico francês e grande historiador do Ceará) e Maria Elisa Soulé Théberge.
Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, mas não compareceu à sessão inaugural de 15 de agosto de 1894. Participou ativamente das sessões do sodalício.
Veio para o Ceará em companhia dos pais, indo residir na cidade do Icó, onde fez os primeiros estudos. Sentou praça no 1.° Batalhão de Artilharia a pé, em Fortaleza. Viajou para o Rio de Janeiro, matriculando-se na Escola Militar e concluindo o curso simultaneamente ao de Agronomia. Foi promovido a tenente em 1864.
Serviu na Guerra do Paraguai, durante a guerra de Solano Lopez contra o Brasil, sendo agraciado com várias medalhas militares pelo Brasil, Argentina e Uruguai.
Exerceu no Ceará as funções de engenheiro-ajudante das Obras Públicas, engenheiro-chefe das Obras Públicas, engenheiro da província, engenheiro da Estrada de Ferro de Baturité, gerente da Companhia Ferro-Carril. Na Bahia, em 1886, exerceu o cargo de engenheiro-chefe do Tráfego e Locomoção da Estrada de Ferro de Paulo Afonso.
Foi bibliotecário público e professor interino de Geometria do Liceu do Ceará.
Sócio honorário da Fênix Caixeiral e do Centro Literário; diretor da Associação Propagadora da Arboricultura, fundada em 1894, e presidente da Associação Artística Cearense.
Faleceu em Fortaleza, no dia 11 de junho de 1905.
Obras Principais: Carta da província do Ceará; Flora e fauna cearenses; De Fortaleza à cidade de Limoeiro (impressões de viagem).
Fonte: STUDART, Guilherme. Dicionário biobibliográfico cearense. MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894. AMORA, Manoel Albano. Academia Cearense de Letras. Síntese Histórica.