MOURA BRASIL
José Cardoso de Moura Brasil nasceu em Iracema-CE, no dia 10 de fevereiro de 1846.
Filho do Tenente Coronel José Cardoso Brasil e de Theresa Maria de Moura Brasil.
Patrono da cadeira 18 da Academia Cearense de Letras.
Oftalmologista brasileiro, cuja fama se tornou lendária. Conforme Raimundo Girão, Moura Brasil era “tido até certo dia pelos rio-grandenses do norte como filho da terra potiguar, pela circunstância de ter sido batizado na vila do Apodi, na verdade, nasceu na povoação cearense de Caixa-Só, hoje cidade de Iracema. Ele próprio esclareceu a dúvida, em carta ao Dr. Paulino Nogueira, na qual diz: ‘Tive a fortuna de respirar o puro ar cearense naquela pequena localidade, onde tantas vezes expandiu-se desatenta a minha infância’.”
Estudou no Liceu do Ceará e diplomou-se em 30 de novembro de 1872, pela Faculdade de Medicina da Bahia. Fez curso de especialização na Europa e abriu clínica no Rio de Janeiro. Foi o fundador da Policlínica Brasileira. Comendador da Ordem de Cristo.
Faleceu em 19 de janeiro de 1929.
Obras principais: Tratamento cirúrgico do “Descolamento da retina pelo Dr. Moura Brasil, ex-chefe da clínica oftalmológica do professor L. de Wecker (1879): Discurso (lido na sessão magna de aniversário da Academia Nacional de Medicina, realizada em 30 de junho de 1890)
Fonte: STUDART, Guilherme. Dicionário biobibliográfico cearense. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894.