Marcelo Gurgel
Marcelo Gurgel Carlos da Silva nasceu em Fortaleza, no dia 13 de março de 1953.
Ingressou na Academia Cearense de Letras em 28 de julho de 2022, ocupando a cadeira 25, em virtude do falecimento do acadêmico Pedro Henrique Saraiva Leão, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico Flávio Leitão.
É formado em Medicina (1977) e em Ciências Econômicas (1986), ambos pela Universidade Federal do Ceará.
Possui Especialização em Saúde Pública (1979), Mestrado em Saúde Pública (1982) e Doutorado em Saúde Pública (1990), pela Faculdade de Saúde Pública – USP. Pós-Doutorado em Economia da Saúde pela Universidade de Barcelona (1999).
Fez diversos cursos em Pesquisa bibliográfica em BVS-ECO ABrES (2011), Testes de Conhecimentos para a Área Médica – ESP-CE (1999), Estatística não-paramétrica – UFMG/ABRASCO (1992), Liquidação em Processo Trabalhista e Noções de Economia do Trabalho – CORECON-CE (1992), Metodologia Epidemiológica – USP (1990), Métodos Epidemiológicos Avançados – Universidade de Heidelberg (Alemanha) (1987), Epidemiologia Clínica – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), Epidemiologia do Câncer – Universidade Cayetano Heredia (Peru) (1984).
Ocupou os cargos de professor titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e ex-Coordenador do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública da UECE. Ex-Coordenador do Curso de Medicina da UECE. Professor titular da Faculdade Rodolfo Teófilo (ICC). Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Economista como profissional liberal. Ex-Professor da Escola Cearense de Oncologia (ECO/ICC). Ex-Diretor de Ensino e Pesquisa do ICC (nov/1999 – mai/2008). Ex-Coordenador do Registro de Câncer do Ceará (jan/1978 – out/1999). Ex-médico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (ago/1978 – fev/1999). Ex-Professor titular da Faculdade de Medicina de Juazeiro (set/2001 – fev/2010).
Organizou, coordenou e ensinou em diversos cursos de especialização, mestrado e doutorado na Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Universidade de Fortaleza, tendo orientado diversas monografias, dissertações e teses, além de ter participado de diversas bancas examinadoras.
Na graduação, atualmente leciona as disciplinas de Estatísticas de Saúde, Bioética e Ética Médica e Epidemiologia Clínica.
Foi conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UECE (2001-2004), conselheiro do Conselho Universitário (CONSU) da UECE (2004-2010), conselheiro do Conselho de Centro do CCS da UECE (vários exercícios), integrante do Comitê de Ética em Pesquisa da UECE (vários exercícios), membro do Conselho Editorial da Editora da UECE (vários exercícios) e conselheiro do Conselho Diretor-CD da UECE (2011-2015).
Na área da Economia, foi professor de Economia da Saúde em cursos de pós-graduação, coordenador do Grupo de Pesquisas em Economia da Saúde (GPECS) da UECE, vice-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES), sócio-gerente de Peritus – Consultoria, Projetos e Pesquisas, empresa de consultoria empresarial e científica.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia, da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, do Conselho Editorial da Revista Brasileira Cancerologia e da Academia Cearense de Medicina (diretor de publicações). Sócio-efetivo da Associação Médica Cearense (ex-Centro Médico Cearense), do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Ceará (Sobrames/CE). Membro titular da Academia Brasileira de Médicos Escritores, da Academia Cearense de Médicos Escritores. Membro honorário da Academia Cearense de Farmácia e da Academia Cearense de Ciências, Letras e Artes do RJ.
Colaborador de jornais e revistas culturais. Cultor da Retórica, com mais de uma centena de discursos pronunciados.
É pesquisador credenciado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, coordenador de pesquisas do PP-SUS, financiadas por MCT/MS/Funcap, coordenador do Grupo de Pesquisas Indicadores de Saúde, do DGP/CNPq, pesquisador do Grupo de Pesquisas Epidemiologia do Câncer, do DGP/CNPq, consultor ad-hoc de várias agências de fomento à pesquisa: CNPq, Funcap etc. e pesquisador inscrito no I.S.S. da Prefeitura Municipal de Fortaleza sob o nº 91.118-6.
Ex-coordenador local de pesquisa sobre câncer de mama no Nordeste brasileiro, financiada por Imperial Cancer Research Fund e Universidade de Oxford. Ex-integrante do grupo de pesquisadores brasileiros responsável por estudo de impactos ambientais no País, sob o patrocínio da ONU/UNEP.
Participou de diversas antologias e coletâneas da SOBRAMES/CE (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Ceará, da AJEB (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Ceará), da ACEMES (Academia Cearense de Médicos Escritores),da ABB (Associação Brasileira de Bibliófilos), dentre outros.
Possui mais de mil outros trabalhos literários estão enfeixados e quantificados nas seguintes rubricas: Textos em Revistas, Jornais e Informativos (630); Textos em Livros de Autores Diversos (178); Apresentações, Prefácios e Posfácios de Livros (75); Discursos Elaborados (165); Memoriais (6); Plaquetas (19); e Organização e Editoração de Livros (35).
Administra o Blog do Marcelo Gurgel com mais seiscentas postagens anuais.
Algumas obras publicadas: Via Literarum: incursões despretensiosas no mundo das letras (2002); Frei Lauro Schwarte e os anos iluminados do Otávio Bonfim (2004); Dom Aloísio Lorscheider: doutor honoris causa da UECE (2005); Em louvor: aos homens e às suas ideias (2008); Dos canaviais aos tribunais: a vida de Luiz Carlos da Silva (2008); Otávio Bonfim, das dores e dos amores: sob o olhar de uma família (2008); Maquis: Redenção na França Ocupada (2009); Révélations d’un maquisard – Revelações de um maquisard (2011); Medicina meu humor!: contando causos médicos (2012); Refazendo o caminho: passado e presente de uma família (2012); Fortaleza de encantos e (des)encantos (2012); Estórias esculapianas (2013); Religio (2014); Frei Lauro Schwarte: apóstolo da juventude do Otávio Bonfim (2015); Pater Laurus Schwarte und die erleuchten Jahre von Otávio Bonfim (2016); In hoc signo vinces (2016); Ideias médicas contemporâneas: crônicas e ensaios (2017); Apontamentos de um escriba (2018); Sursum corda: corações ao alto (2018); Cum laude: aos homens e seus feitos (2019); Ridendo castigat mores! Contando causos (2019); Contando causos da mídia (2020); Escritos em tempos da covid-19 (2021); Selecta literária (2021) e Ramalhetes médicos (2022).