Adauto Fernandes

Posição Ocupante da Cadeira 30
Categories: Cadeira 30, GALERIA DE ACADÊMICOS, Membros, Ocupantes

Adauto de Alencar Fernandes nasceu na cidade de Floriano Peixoto, Acre, no dia 22 de agosto de 1899.

Filho de Antônio Martiniano Fernandes Távora e Isabel de Alencar

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, por ocasião da sua segunda reorganização, ocupando a cadeira número 30 cujo patrono era, na época, o Senador Pompeu. Com sua transferência para o Rio de Janeiro, passou para a categoria de sócio correspondente especial, em 1951.

Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Ceará em janeiro de 1918.

No Ceará, exerceu as funções de promotor de justiça, juiz de Direito, delegado de polícia de Fortaleza e professor, por concurso, do Liceu do Ceará. Transferiu-se para o Rio de Janeiro na década de trinta, onde se dedicou à advocacia e ao magistério, como professor catedrático de Direito da Universidade Federal Fluminense.

Foi jornalista e redator da revista “Política” e do “Diário da Manhã”, órgão político e noticioso. Poeta, colaborou, aos dezessete anos, com a revista “Themis”.

Era um estudioso da língua tupi tendo publicado os livros: “O índio do Brasil” (1922) e “Gramática tupi” (1924).

Foi membro da Academia Fluminense de Letras, da Academia Brasileira de Filologia e da Sociedade de Geografia do Brasil

Obras principais: Capricho de mulher (psicologia social) (1925); Sonhando (opereta) (1925); Lalá (comédia) (1925); Inocência (opereta). A reivindicação no Direito Brasileiro; Noção geral do Direito; Introdução à ciência do Direito; Teoria cósmica do Direito; Introdução ao estudo do Direito Civil; Elementos de Direito Internacional Privado; Direito Comercial Brasileiro (quatro volumes); Curso de Direito Internacional Privado; A verdade no Direito; Novos rumos no ensino do Direito.

 Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. MARTINS, José Murilo. Poetas da Academia Cearense de Letras.