Alba Valdez

Posição Ocupante das Cadeiras 8 e 22
Categories: Cadeira 22, GALERIA DE ACADÊMICOS, Membros, Ocupantes

Maria Rodrigues Peixe, que adotou o pseudônimo de Alba Valdez, nasceu no sítio Espírito Santo, Vila de São Francisco de Uruburetama, Itapajé-CE, no dia 12 de dezembro de 1874.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, por ocasião da primeira reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 8, cujo patrono era Álvaro Martins. Quando da segunda reorganização, não foi convidada a participar, fazendo parte do chamado “grupo dos injustiçados”.

Foi eleita para ocupar a cadeira número 22 da Academia Cearense de Letras, em 4 de outubro de 1937, na vaga deixada por Leiria de Andrade, cujo patrono é Justiniano de Serpa. A posse ocorreu somente no dia 30 de agosto de 1945, ocasião em que foi saudada pelo padre Misael Gomes.

Alba Valdez foi a primeira mulher a ingressar na Academia Cearense de Letras.

Veio para Fortaleza, onde fez seus primeiros estudos, diplomando-se na Escola Normal do Ceará, em 1889. Dedicou sua vida ao magistério e aos estudos literários.

Fez parte do Centro Literário, da Boêmia Literária, da Iracema Literária, da Ala Feminina da casa de Juvenal Galeno e da Liga Feminista Cearense, a primeira agremiação de mulheres no gênero no Ceará, da qual foi presidente.

Jornalista, colaborou com jornais e revistas de Fortaleza e de outras cidades, dentre os quais: Revista da Academia Cearense de Letras; Revista do Ceará; “Panóplia”; “Diário do Ceará”; “Correio do Ceará”; “A Tribuna”; “A Razão”; “Unitário”; “O Nordeste”; “Jornal do Commercio”; “Diário do Recife”; “Iris” (Porto Alegre”; “O Lyrio” (Recife).

Em dezembro de 1901, publicou uma série de contos enfeixados em um livro sob o título “Em sonho”, sendo alguns capítulos traduzidos para o sueco, pelo Dr. Goron Bjorkman e publicados no lllustreradt Hwad Nytt, de Stokolmo.

Foi membro do Instituto do Ceará.

Faleceu em Fortaleza, no dia 5 de fevereiro de 1962.

Obras principais: Em sonho (1901); Dias de luz (1906); Uma grande figura da história educacional do Ceará.

Fonte: STUDART, Guilherme. Dicionário biobibliográfico cearense. MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894. NOBRE, F. Silva. 1001 Cearenses ilustres. AMORA, Manoel Albano. A Academia Cearense de Letras. Síntese Histórica. CASTRO, Carla. Resquícios de memória: dicionário biobibliográfico de escritoras e ilustres cearenses do século XIX. http://bndigital.bn.gov.br/dossies/periodicos-literatura/personagens-periodicos-literatura/alba-valdez/