BENEDITO SIDOU

Posição Fundador Acadêmico
Categories: Fundadores, GALERIA DE ACADÊMICOS

Benedito Façanha Sidou nasceu em Cascavel-CE, no dia 12 de junho de 1864.

Filho do major Francisco Severiano Façanha Sidou e Benedita de Oliveira Sidou.

Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, comparecendo à sessão inaugural de 15 de agosto de 1894, mas pediu o desligamento em 8 de agosto de 1895.

Era engenheiro civil, graduado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro.

Durante o curso superior exerceu várias atividades: na Diretoria Geral dos Correios, no Instituto de Surdos e Mudos, no Instituto Profissional, neste, como professor de Matemática. Foi, ainda, alferes do Batalhão Acadêmico.

Depois de formado, trabalhou na construção da Estrada de Ferro de Baturité, como condutor, ajudante, chefe de secção, chefe do tráfego e locomoção.

Fez parte da comissão de estudos da duplicação da linha da Estrada de Ferro Central do Brasil. Em Manaus, foi ajudante do diretor de Obras Públicas e professor de Matemática da Escola Modelo e de Geografia da Escola Normal, ambos por concurso. Fez parte dos quadros da Inspetoria Federal de Obras Contra Seca, hoje DNOCS.

Faleceu em Fortaleza, no dia 16 de maio de 1926.

Obras principais: Figura da terra e teoria das marés (1905); Concepção geral da Matemática (1908).

Fonte: STUDART, Guilherme. Dicionário biobibliográfico cearense. MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894. AMORA, Manoel Albano. A Academia Cearense de Letras. Síntese Histórica.