CAPISTRANO DE ABREU
João Capistrano Honório de Abreu nasceu no sítio Columinjuba, em Maranguape-CE, no dia 23 de outubro de 1853.
Filho primogênito do casal Jerônimo Honório de Abreu e Antônia Vieira de Abreu.
Patrono da cadeira 15 da Academia Cearense de Letras.
Iniciou seus estudos em Maranguape, dando continuidade em Fortaleza, no Colégio dos Educandos. Estudou no Ateneu Cearense e no Seminário Episcopal. Em 1870, seguiu para o Recife, com o objetivo de cursar Direito, mas não obteve melhor êxito, pois que, em vez de aplicar-se às disciplinas do curso, dedicava-se à leitura de História, Geografia e Literatura.
Voltou ao Ceará e, posteriormente (1875), embarcou para o Rio de Janeiro, dedicando-se ao ensino particular e ao jornalismo, exercitando a crítica literária e divulgando assuntos históricos.
Em 1879, foi admitido na Biblioteca Nacional, através de concurso, em que obteve o primeiro lugar. Foi ali que desenvolveu o gosto pela História do Brasil.
Colaborou em diversos jornais: “Maranguape”, “Constituição e Fraternidade no Ceará”, “Globo”, “Gazeta de Notícias”, “Semana”, “Revista Brasileira” e “Jornal do Comércio”.
Em 1883, triunfando brilhantemente num concurso para o Colégio Pedro II, foi nomeado professor catedrático daquele estabelecimento. Já era, assim, aos 30 anos de idade, o grande erudito da História do Brasil.
Capistrano de Abreu foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, eleito em 19 de outubro de 1887. Eleito para a Academia Brasileira de Letras, recusou-se a tomar posse.
Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 13 de agosto de 1927.
Obras principais: O Descobrimento do Brasil (1929); Capítulos de História Colonial, (1934); Caminhos Antigos e Povoamento do Brasil (1930); Ensaios e Estudos (crítica e história), 3 séries (1931, 1932, 1938); Correspondência, 3 volumes.
Fonte: STUDART, Guilherme. Dicionário biobibliográfico cearense. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894.
http://bndigital.bn.gov.br/capistrano-de-abreu-2/
https://ihgb.org.br/perfil/userprofile/JCAbreu.html