CÉSAR BARROS LEAL

Posição Atual da Cadeira 27
Categories: Atual, Cadeira 27, Membros

César de Oliveira Barros Leal é graduado em Letras e Direito. Procurador do Estado do Ceará. Professor aposentado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (lecionou na graduação e no mestrado; integrou a coordenação do mestrado no período de 1989-1990); Primeiro Coordenador do Escritório Modelo Professor Alcântara Nogueira, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (biênio 1988-1989); Professor Emérito da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará; Especialista em Prevenção Criminal pelo United Nations and Far East Institute for the Prevention of Crime and the Treatment of Offenders – UNAFEI, Tóquio, Japão; Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará; Doutor em Direito pela Universidade Nacional Autônoma do México; Pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina; Pós-doutor em Estudos Latino-americanos pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México; Pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, Espanha; Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 28 de maio de 1993, ocasião em foi saudada pela acadêmica Noemi Elisa Aderaldo. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Durval Aires, cadeira número 27, cujo patrono é Soriano Aderaldo.

Ocuparam a mesma cadeira: Cruz Filho, Papi Júnior, Adonias Lima, Epifânio Leite e Durval Aires.

Membro da Academia Cearense de Letras; Membro da Academia de Ciências Sociais do Estado do Ceará; Membro da Academia Brasileira de Direito Criminal; Membro da Sociedade Americana de Criminologia; Tradutor Público e Intérprete Comercial; Fundador e Presidente da Associação Cearense de Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais; Ex-Professor da Universidade de Fortaleza (da graduação, da especialização e do programa de doutorado); Ex-Subsecretário de Justiça do Estado do Ceará; Ex-Membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça; Ex-Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Vitimologia; Ex-Membro do Conselho Diretor e da Assembleia Geral do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (San José, Costa Rica). Desde 2012 organiza, em Fortaleza, o Curso Brasileiro Interdisciplinar de Direitos Humanos (de duas semanas, em regime de imersão), o maior evento no gênero na América do Sul. Autor de numerosos livros, jurídicos e literários, em seis línguas.

Obras publicadas: A Função Social da Propriedade (1981); A Delinquência Juvenil: Seus Fatores Exógenos e Prevenção (1983); Prisão: Crepúsculo de uma Era (1998); Pareceres Reunidos (2006); The Challenge of Imprisonment and Underage Delinquency in Brazil: Group Training Course in Crime Prevention – Japan – 1989(2006); A Execução Penal na América Latina à Luz dos Direitos Humanos: Viagem pelos Caminhos da Dor(2009); Pareceres Escolhidos (2010); Vigilância Eletrônica à Distância: Instrumento de Controle e Alternativa à Prisão na América Latina (2011); Justiça Restaurativa: Amanhecer de uma Era – Aplicação em Prisões e Centros de Internação de Adolescentes (2014); Prisões: O Rosto Mais Sombrio da Justiça Criminal (2020); Violência e Vitimização: A Face Sombria do Cotidiano. Organizado em parceria com o Dr. Heitor Piedade Júnior (2001); A Violência Multifacetada: Estudos sobre a Violência e a Segurança Pública. Organizado em parceria com o Dr. Heitor Piedade Júnior (2003); Idade da Responsabilidade Penal: A Falácia das Propostas Reducionistas(2003); Vitimização de Adolescentes Infratores.  Organizado em parceria com o Dr. Heitor Piedade Júnior; Prometo não Ficar Calado, de Amadeu Barros leal (2ª edição) (2018); Resgate de uma Ação Judicial (org.) (2020); Prisión: Crepúsculo de una Era (2000); Violencia, Política Criminal y Seguridad Pública (Coord.) (2003); La Ejecución Penal en América Latina a la Luz de los Derechos Humanos: Viaje por los Senderos del Dolor (2009); Prevención Criminal, Seguridad Pública y Procuración de Justicia: Una Visión del Presente y del Futuro (2009); La Vigilancia Electrónica a Distancia: Instrumento de Control y Alternativa a la Prisión en América Latina (2010); Justicia Restaurativa: Amanecer de una Era – Aplicación en Prisiones y Centros de Internación de Adolescentes Infractores(2015); Prisión: El Rostro más Sombrío de la Justicia Criminal (2020); Cuando Recordar es Revivir Emociones(2021); Gramática Española (1980); Lengua Española (1981); Dez Contistas Cearenses (1981); Introducción al Español Instrumental (1990); Dicionário de Falsos Amigos: Armadilhas na Tradução do Espanhol para o Português(1997); IKU – Internacia Kongresa Universitato. UEA – Universala Esperanto-Asocio (UEA) (2ª ed. 2006); Novo Dicionário de Falsos Amigos: Armadilhas na Tradução do Espanhol para o Português (2006); Transpondo os Umbrais da Academia. Em parceria com Noemi Elisa Aderaldo (2007); Contos. Em parceria (2007); Quando Relembrar é Reviver Emoções. (2020).