Cursino Belém

Posição Ocupante das Cadeiras 12 e 31
Categories: Cadeira 31, GALERIA DE ACADÊMICOS, Membros, Ocupantes

Cursino Belém de Figueiredo nasceu na cidade do Crato-CE, no dia 26 de dezembro de 1885.

Ingressou na Academia Cearense de Letras na reorganização de 1922, ocupando a cadeira número 12, cujo patrono, na época, era Araripe Júnior. Não foi convidado a participar da reorganização de 1930, fazendo parte do grupo dos “injustiçados”. Em 1957, após a renúncia de Leite Maranhão, passou a ocupar a cadeira número 31, cujo patrono é Farias Brito.

Ainda estudante, ajudou a fundar o Partido Republicano Liberal e foi jornalista, atuando em vários jornais cearenses.

Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1916. Foi promotor de justiça da comarca de Maranguape, juiz municipal em Fortaleza e juiz de Direito em Jardim e Russas. Em 1945, foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça. Em Manaus, desenvolveu atividades de jornalista e de advogado.

Foi jurista, crítico literário, sociólogo, jurista e orador.

Faleceu em Fortaleza, no dia 9 de julho de 1968

Obras principais: Perfil histórico de Rui Barbosa (1914); Homens do Ceará; A alma de nossa gente (1915); Conceito e evolução do romance; Decisões de Direito; Do concurso de delitos em face da lei penal brasileira; Princípios de Educação Moral e Cívica (1926); Finalidade do Direito e Anarquismo Social (tese de concurso).

Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. AMORA, Manoel Albano. A Academia Cearense de Letras. Síntese Histórica.