Dolor Barreira

Posição Ocupante da Cadeira 34
Outra posição: Presidente 1952 / 1954
Categories: Cadeira 34, Diretoria, GALERIA DE ACADÊMICOS, Membros, Ocupantes, Presidentes
Dolor Uchoa Barreira nasceu em Solonópole-CE, no dia 13 de abril de 1893.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, na segunda reorganização. Ocupou a cadeira número 34, cujo patrono é Samuel Uchoa.

Bacharel em Ciências e Letras pelo Liceu do Ceará e, em Direito, pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1914, tornando-se professor catedrático de Direito Civil.

Conceituado jurista, foi procurador geral do Estado (1934 a 1937), membro da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, membro do Conselho Universitário e Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará.

Colaborou nas revistas da Academia Cearense de Letras, Instituto do Ceará, Faculdade de Direito do Ceará, “Ceará Judiciário”, “Revista do Direito”, “Critica Judiciária” e outras.

Membro efetivo do Instituto do Ceará.

Faleceu em Fortaleza, no dia 30 de junho de 1967.

Obras principais: Investigação da maternidade ilegítima (1935); Direito Sucessório – Sucessão Legítima (1967); Assinatura falsa; Mandato tácito, sua natureza e sua prova; Da legítima e cota disponível; Divagação através das letras; Eça de Queirós e o Brasil; Clóvis Beviláqua e outros trabalhos (1956); Rui Barbosa; A História da literatura cearense.

Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. NOBRE, F. Silva. 1001 Cearenses Ilustres.