Emídio Barbosa
Emídio Barbosa nasceu em Fortaleza, no dia 13 de maio de 1891.
Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, por ocasião da segunda reorganização do sodalício. Ocupou a cadeira número 40, cujo patrono era, na época, Valdemiro Cavalcante.
Autodidata, cursou somente o Liceu do Ceará e não fez escola de ensino superior.
Jornalista, colaborou com os jornais “Folha do Povo”, “Jornal do Comércio” e “O Estado”. Poeta, seus poemas apresentavam duas feições bem marcantes: o lirismo e o humorismo. Era mais conhecido como Chammarion e escrevia seus trabalhos literários sob o pseudônimo de João dos Gatos.
Era também escritor e, segundo Dolor Barreira, possuía “graça e verve finíssimas, revelando-se conhecedor da língua, que manejava com masculinidade e elegância, livre de caturrices gramaticais”.
Autor de “A Chafarica”, uma sátira em versos à Câmara Municipal de Fortaleza.
Assim registra Raimundo Girão: “Terrível humorista da escola de Eça e Anatole, não podia estar numa roda de amigos que os não levasse ao riso franco. Poeta trocista, aqui e acolá se manifesta um lírico, com a mesma correção do verso e a mesma graça de inspiração. A sua sátira rimada – a Chafarica, nome popularmente chistoso com que era nomeada a Câmara Municipal de Fortaleza, ficou para nunca ser esquecida.”
Faleceu em Fortaleza, no dia 15 de abril de 1939.
Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. MARTINS, José Murilo. Poetas da Academia Cearense de Letras. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894.