FLÁVIO LEITÃO

Posição Atual da Cadeira 34
Categories: Atual, Cadeira 34, Diretoria, Membros

Francisco Flávio Leitão de Carvalho, nasceu em Fortaleza-CE, a 21 de abril de 1939.

Filho do poeta e professor José Valdivino de Carvalho e da pianista Maria Adamir Leitão de Carvalho.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de janeiro de 2017, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico José Augusto Bezerra. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico José Telles, cadeira número 34, cujo patrono é Samuel Uchoa.

 Ocuparam a mesma cadeira: Papi Júnior, Dolor Barreira, J. Figueiredo Filho, Denizard Macedo, Vinícius Barros Leal e José Telles.

É médico, neurocirurgião, Professor Adjunto IV aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, tendo dezenas de publicações científicas em revistas brasileiras. Vem se dedicando, desde 1993, à publicação de contos, na Antologia anual da SOBRAMES (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores).

É Membro Efetivo da Academia Cearense de Letras – ACL (10/01/17); Membro Fundador Vitalício da Cadeira nº 5 da Academia Cearense de Médicos Escritores – ACEMES (29/10/15); Membro Efetivo da Academia de Letras e Artes do Nordeste – ALANE (21/10/15); Membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza – AMLEF (16/05/09); Membro da Sociedade Brasileira de Bibliófilos (04/09/2002); Membro Titular da Academia Cearense de Medicina (23/08/02). É Membro Emérito da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará e tem a Comenda do Mérito Médico do Curso de Medicina da Unifor (Universidade de Fortaleza).

Obras publicadas: A Ventura de Gamalielzinho & Outros Contos (2016); Retórica de Circunstâncias (2016); História da Neurologia e da Neurocirurgia no Ceará (2009); Algumas Achegas à História da Neurologia Cearense, in História da Neurologia no Brasil; Tarcísio Leitão – A Trajetória de um coerente?