F. ALVES LIMA

Posição Fundador Acadêmico
Categories: Fundadores, GALERIA DE ACADÊMICOS

Francisco Alves Lima nasceu na cidade de Pedro II-PI, no dia 2 de janeiro de 1869.

Filho do cearense Francisco Alves de Morais e de Raquel Cecília de Oliveira Lima.

Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, tomando posse na sessão inaugural de 15 de agosto de 1894. Em 1901, passou para a categoria de sócio correspondente.

Aos dez anos de idade veio para o Ceará, iniciando os estudos no Instituto de Humanidades. Estudou no Liceu do Ceará e seguiu para Recife, onde bacharelou-se pela Faculdade de Direito, em 1891.

Na faculdade, foi aluno de Tobias Barreto, Clóvis Beviláqua, Martins Júnior, Artur Orlando, Adelino Filho e Sílvio Romero, numa época de grande agitação intelectual.

Retornando ao Ceará, ocupou os cargos de promotor de justiça e de juiz em várias comarcas do interior. Foi professor de Direito Civil da Faculdade de Direito do Ceará e diretor da Escola Normal. Foi redator do jornal “O Norte”.

Pertenceu ao Centro Literário e foi um dos fundadores da Padaria Espiritual.

Já em idade provecta, no dia 15 de agosto de 1954, compareceu à sessão solene comemorativa do 60.° aniversário da Academia, ocasião em que proferiu um belo discurso.

Faleceu em Fortaleza, no dia 24 de janeiro de 1958.

Obras principais: Estrofes (1891); Psicologia do Direito (1909); A base física do Estado; O Código Civil e a ideia de força do Direito; O Direito Internacional Privado e a liberdade de consciência; A Psicologia, sua posição e seu método.

Fonte: STUDART, Guilherme. Dicionário biobibliográfico cearense. MARTINS, José Murilo. Poetas da Academia Cearense de Letras. MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894. AMORA, Manoel Albano. A Academia Cearense de Letras. Síntese Histórica.