FRANCO RABELO

Posição Fundador Acadêmico
Categories: Fundadores, GALERIA DE ACADÊMICOS

Marcos Franco Rabelo nasceu em Fortaleza-CE, no dia 25 de abril de 1861.

Filho de Antônio Franco Alves de Melo e de Ana Franco Rabelo.

Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, participando da sessão inaugural de 15 de agosto de 1894. Na reorganização de 1922, foi transferido para a categoria de sócio correspondente, em virtude de sua mudança para o Rio de Janeiro.

Cursou o Liceu do Ceará. Ingressou na Escola Militar em 1879, saindo alferes-aluno em 12 de janeiro de 1884. Fez os cursos de Artilharia, Infantaria, Cavalaria e Engenharia. Bacharelou-se em Matemática e Ciências Físicas. Serviu nas bases de Belém, Manaus, Fortaleza e Rio de Janeiro.

Foi professor da Escola Militar da Corte, Escola Superior de Guerra, Escola Militar do Ceará, Escola Preparatória de Tática Militar de Realengo e na Escola do Estado Maior do Exército. Serviu junto à Estrada de Ferro Central do Brasil.

Sucedeu o comendador Nogueira Acioli na magistratura estadual.

Foi eleito presidente do estado do Ceará, assumindo o cargo em 14 de julho de 1912, em uma época agitada. Em 15 de março de 1914, entregou as funções ao coronel Setembrino de Carvalho, interventor federal, nomeado em virtude da deflagração do movimento armado de Juazeiro, chefiado por Floro Bartolomeu.

Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1929.

Obras principais: Ao Povo Cearense (plataforma de governo); Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa (1913).

Fonte: STUDART, Guilherme. Dicionário biobibliográfico cearense. MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894. AMORA, Manoel Albano. A Academia Cearense de Letras. Síntese  Histórica.