Hugo Catunda

Posição Ocupante da Cadeira 36
Categories: Cadeira 36, GALERIA DE ACADÊMICOS, Membros, Ocupantes
Hugo Catunda nasceu em Ipueiras-CE, no dia 10 de agosto de 1899.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de maio de 1951. Ocupou a cadeira número 36, cujo patrono é o Senador Pompeu.

Graduado em Ciências Sociais e Ensino Rural pela Universidade Rural do Rio de Janeiro.

Foi diretor do Departamento Estadual de Educação, diretor de Orientação e Fiscalização do Ensino, diretor do Arquivo Público e Museu Histórico, secretário de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, diretor de Ensino Rural e juiz do Tribunal de Contas do Município de Fortaleza.

Orador fluente. Ensaísta, genealogista, historiador.

Nas palavras de Raimundo Girão: “sabe emprestar às suas publicações caráter de enluvada ajustação sociológica e cativa pelo seu estilo de aristocrático aticismo, outras vezes de sabor euclidiano.”

Membro do Instituto do Ceará e um dos fundadores do Instituto Cearense de Genealogia.

Faleceu em Ipueiras-CE, no dia 7 de março de 1980.

Obras publicadas: Metodologia do ensino da Escola Normal Rural; Sentido social da educação nova; Juvenal Galeno, o precursor da arte nova; João Brígido; Um caudilho do Nordeste; A duquesa do Ceará; Atualidade de Justiniano de Serpa(1952); Senador Pompeu.

Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. MARTINS, José Murilo. Poetas da Academia Cearense de Letras. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894.