Joaryvar Macedo

Posição Ocupante da Cadeira 4
Categories: Cadeira 4, GALERIA DE ACADÊMICOS

Joaquim Lobo de Macedo, que adotou o pseudônimo de Joaryvar Macedo, nasceu na cidade de Lavras da Mangabeira-CE, no dia 20 de maio de 1937.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 19 de agosto de 1983, sendo saudado pelo acadêmico Mozart Soriano Aderaldo. Ocupou a cadeira número 4, na vaga deixada pelo cronista Milton Dias, cujo patrono é Antônio Bezerra.

Estudou nos Seminários São José do Crato, Arquidiocesano de Fortaleza e Arquiepiscopal de Olinda-Recife.

Abandonando a carreira eclesiástica, fez o curso de Letras na Faculdade de Filosofia do Crato, graduando-se em 1968. Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior na Universidade Católica de Salvador, Bahia.

Foi professor de vários colégios da região do Cariri, onde também desenvolveu uma grande atividade cultural. Transferindo seu domicílio para Fortaleza, foi titular da Secretaria de Cultura do estado do Ceará e presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Estreou nas letras publicando o livro de poesias Caderno de loucuras, em 1965. Dedicou intensa atividade à pesquisa nas áreas de Genealogia e Heráldica e, no discurso de posse da Academia, declarou: “E, se nesse afã nada mais conseguir ser, um título granjeei e dele não abro mão: pesquisador”.

Fez parte de muitas entidades culturais do seu campo de ação e foi membro honorário ou correspondente de institutos e academias do país e do exterior. Recebeu a Comenda Cruz de João Ramalho, Medalha de Distinção Literária e Medalha ao Mérito Difusão Cultural.

Foi membro do Instituto do Ceará, Histórico, Geográfico e Antropológico, da Academia Cearense de Retórica e presidente do Instituto Cultural do Vale Caririense.

Faleceu em Fortaleza, no dia 29 de janeiro de 1991.

Obras principais: Os Augustos (1971); Otacílio Macedo (1972); Um bravo carirense (1974); O poeta Lobo Manso (1975); Templos, engenhos, fazendas, sítios e lugares (1975); A estirpe de Santa Tereza (1976); Pedro Bandeira, Príncipe dos Poetas Populares (1976); Fagundes Varela e outros rabiscos (1978); Origens do Juazeiro do Norte (1978); Influência de Portugal na formação étnica e social do Cariri (1978); Composições poéticas de Hermes Carleal (1979); Temas históricos regionais (1986); O Império do bacamarte (1990). 

Fonte: MARTINS, José Murilo. Poetas da Academia Cearense de Letras. MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos.