Joel Linhares

Posição Ocupante das Cadeiras 12 e 16
Categories: Cadeira 16, GALERIA DE ACADÊMICOS, Membros, Ocupantes

Joel de Lima Linhares nasceu em Lavras da Mangabeira-CE, no dia 30 de agosto de 1895.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, por ocasião da segunda reorganização. Ocupou a cadeira número 12, tendo por patrono Heráclito Graça. Posteriormente, ocupou a cadeira número 16, cujo patrono é Franklin Távora. Participou, por muitos anos, da diretoria da ACL, exercendo a função de bibliotecário.

Estudou no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza onde fez o curso de humanidades e ingressou no curso de Teologia sem, todavia, concluir os estudos. Foi professor de Música, Canto Gregoriano e Português em vários colégios da cidade e catedrático de Filologia Românica na Faculdade de Filosofia do Ceará.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1933, exerceu por muito tempo o cargo de diretor geral da Secretaria de Estado dos Negócios do Interior e da Justiça.

Filólogo, orador de fama e poeta, tendo publicado esparsamente notas de Filologia Românica, alguns discursos e poemas. Escreveu um romance e uma Gramática Portuguesa, cujos originais se extraviaram. Dezesseis poemas por ele assinados foram salvos e analisados detidamente por Linhares Filho, em um artigo.

Faleceu em Fortaleza, no dia 23 de fevereiro de 1979.

Obra publicada: Alberto de Oliveira e a vernaculidade de sua obra literária.

Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. AMORA, Manoel Albano. A Academia Cearense de Letras. Síntese Histórica.