JOSÉ CARLOS DA COSTA RIBEIRO JÚNIOR

Posição Fundador Acadêmico
Categories: Fundadores, GALERIA DE ACADÊMICOS

José Carlos da Costa Ribeiro Júnior nasceu em João Pessoa-PB, no dia 24 de julho de 1860.

Filho do Dr. José Carlos da Costa Ribeiro e de Adelaide da Costa Ribeiro.

Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras e o primeiro acadêmico a falecer, um ano e nove meses depois da fundação do  sodalício, com apenas 36 anos de idade.

Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Recife, em 24 de outubro de 1882, onde foi discípulo de Tobias Barreto.

Exerceu as funções de promotor de justiça em Pernambuco e no Ceará. Foi procurador da Fazenda Provincial, juiz municipal em Ipu-CE, delegado de polícia do 2º. Distrito de Fortaleza, chefe de polícia, membro do Conselho Superior da Instrução Pública, Secretário da Fazenda e professor de Alemão no Liceu do Ceará.

Colaborou em vários jornais paraibanos, pernambucanos e cearenses. Foi figura das mais distintas da literatura provinciana. Fez parte da Padaria Espiritual, onde era o segundo padeiro-mor, adotando o nome de Bruno Jaci.

Registra Raimundo Girão as palavras de Antônio Sales sobre José Carlos Júnior que, “como cronista foi um prosador admirável, cantor primoroso, finíssimo cronista e poeta delicado e correto, segundo escreveu Antônio Sales em ‘O Pão’, edição de 15 de agosto de 1896”. Colaborou em várias revistas e jornais.

Assevera José Murilo Martins que “em 2011, a Academia Cearense de Letras, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e os familiares de José Carlos Júnior, coordenados pela escritora Regina Pamplona Fiúza, publicaram seus escritos Versos, vencedor do Prêmio J. Ribeiro Livro Álbum de Arte, da Secult.”

Foi membro do Clube Literário.

Faleceu em Fortaleza, no dia 29 de maio de 1896.

Obras principais: Estudos americanos; Os sinos (tradução de Schiller). Escreveu vários trabalhos para revistas e jornais.

Fonte: STUDART, Guilherme. Dicionário biobibliográfico cearense. MARTINS, José Murilo. Poetas da Academia Cearense de Letras. MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894. AMORA, Manoel Albano. A Academia Cearense de Letras. Síntese Histórica.