JOSÉ DE BARCELOS

Posição Fundador Acadêmico
Categories: Fundadores, GALERIA DE ACADÊMICOS

José de Barcelos da Silva Sobrinho nasceu em Baturité-CE, no dia 7 de julho de 1843.

Filho de João Tomás de Barcelos e Francisca Alexandrina de Carvalho.

Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, mas não participou da sessão solene de 15 de agosto de 1894.

Dedicou-se ao magistério, lecionando Português, Grego, Geografia, História, Pedagogia e Metodologia, em Fortaleza e no Rio de Janeiro.

Exerceu os cargos de professor e diretor da Escola Normal, professor do Liceu do Ceará, diretor da Biblioteca Pública, diretor da Secretaria da Assembleia Legislativa.

Conforme Raimundo Girão, “mereceu honrosas referências de Mr. Sluys, diretor da Escola Normal de Bruxelas. Na Suíça, convidado pela direção de um afamado ginásio, ministrou uma aula de Geografia, escolhendo para tema da palestra o próprio país em que se encontrava, e demonstrou tanta competência que despertou a admiração e o entusiasmo do auditório.”

Foi fundador e redator do jornal “Estrela”, junto com Antônio Bezerra. Colaborou com o “Jornal de Domingo”, “Cearense”, “União Artística” e “Gazeta do Norte”. Publicou na imprensa diversas traduções de autores clássicos e modernos.

Sócio fundador do Clube Literário, colaborando com “A Quinzena”.

Faleceu em Fortaleza, no dia 24 de outubro de 1919.

Obras principais: Geografia física – pontos para exame (1876); Estudo sobre os trágicos gregos; Noções de Pedagogia teórica e prática; Pontos de Geografia e Cosmografia; Ensino simultâneo da leitura e da escrita; Novos pontos de Geografia (1882); A Volta (tradução do poema de Henri Heine); Relatório de bibliotecário público; Relatório de diretor da Escola Normal (1898).

Fonte: STUDART, Guilherme. Dicionário biobibliográfico cearense. MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894.