Júlio Ibiapina

Posição Ocupante da Cadeira 16
Categories: Cadeira 16, GALERIA DE ACADÊMICOS, Membros, Ocupantes

Júlio de Matos Ibiapina nasceu em Aquiraz-CE, no dia 22 de setembro de 1890.

Filho de Francisco lbiapina Rodrigues de Oliveira e Ana de Matos Oliveira.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, por ocasião da primeira reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 16, cujo patrono era, na época, o padre Ibiapina. Não foi convidado a participar da Academia após a reorganização de 1930, por estar ausente do Ceará.

Matriculou-se na Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro, em 1908. No ano seguinte, transferiu-se para a de São Paulo. Abandonou o curso e foi passar uma temporada na Europa.

Foi professor de línguas do Liceu e Escola Normal, e de Alemão nos Colégios Militares do Ceará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Jornalista brilhante, fundou  e dirigiu os jornais “O Ceará” e “A Nação”, e colaborou com o “Diário do Estado”, “Jornal da Manhã”, “Correio do Povo” e o “Correio da Manhã”.

Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de dezembro de 1948.

Obras principais: Traduziu para o português o livro Mein Kampf (Minha Luta, de Adolf Hitler). Obras didáticas: From facts to grammar (4 volumes); La grammaire par la langue (3 volumes); Lecture expliquée; English easily mastered; First steps; Les premiers pas.

Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894.