LIBERATO BARROSO

Posição Patrono
Categories: Cadeira 20, Patronos

José Liberato Barroso nasceu em Aracati-CE, no dia 21 de setembro de 1830.

Filho de Joaquim Liberato Barroso e Francisca Luduvina Barroso.

Patrono da cadeira 20 da Academia Cearense de Letras.

Fez os estudos superiores na Faculdade de Direito do Recife, bacharelando-se em 1852, e doutorando-se em 1857. Cinco anos depois, foi aprovado em concurso, integrando o corpo docente.

Foi deputado provincial e deputado geral pela sua província. Ocupou cargo de Ministro do Império e presidiu a província de Pernambuco, em 1882.

Quando Ministro, coube-lhe a tarefa de referendar os contratos de casamento das Princesas Isabel e Leopoldina. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Ernestina, da Casa Ducal da Saxônia.

Defendeu o fim da escravidão, participando de atividades da Sociedade Abolicionista Cearense.

Obras publicadas: Criação da Vila do Aracati; Observações sobre o Artigo 61 da Constituição Política do Império; Necrológio do Desembargador Antônio José Machado; Não se pode dar conflito entre o Direito e a Moral; Índices alfabéticos do Código Criminal e do Código Comercial; Compilação das leis provinciais do Ceará; Questões práticas de Direito Criminal; A instrução pública no Brasil (volume de 310 páginas); A letra de câmbio segundo o direito pátrio; Contratos e obrigações mercantis e O espírito do Cristianismo (conferência realizada no Grande Oriente Unido do Brasil). Escreveu e traduziu novelas do francês, inglês, alemão e espanhol.

Faleceu Rio de Janeiro, no dia 2 de outubro de 1885.

Fonte: NOBRE, F. Silva. 1001 Cearenses Ilustres.