LINHARES FILHO

Posição Atual da Cadeira 30
Categories: Atual, Cadeira 30, Diretoria, Membros

José Linhares Filho nasceu em Lavras da Mangabeira-CE, no dia 28 de fevereiro de 1939.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 23 de julho de 1980, sendo saudado pelo acadêmico e contista Moreira Campos. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Josaphat Linhares, cadeira 30, cujo patrono é Rocha Lima.

 Ocuparam a mesma cadeira: Beni Carvalho, Adauto Fernandes e Josaphat Linhares.

Poeta e ensaísta crítico. Professor Titular de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Literatura Portuguesa e Doutor em Letras Vernáculas pela UFRJ. Membro Efetivo da Academia Cearense de Letras desde 1980 e da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Sócio Honorário da Academia Fortalezense de Letras (2018). Sócio da Associação Internacional de Lusitanistas, da Associação Brasileira de Literatura Comparada e da Associação Brasileira de Bibliófilos. Menção Honrosa do Prêmio Estado do Ceará de Poesia (1983). Prêmio Estado do Ceará de Ensaio (1986) e de Poesia (1987). 1º. Lugar no Concurso ALANE Professor Costa Matos de Poesia (2009). Pesquisador na Universidade Clássica de Lisboa (1987). Coordenador da Casa de Cultura Portuguesa (1991) e do Curso de Pós-graduação em Letras da UFC (1993). Professor Visitante na Universidade de Colônia (Alemanha, 1995) e na Universidade Técnica de Aachen (Alemanha, 1995 e 2000).

Colaborador, entre outras revistas, da Colóquio/Letras, de Lisboa, Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras, Literatura, de Brasília, e O Escritor, da União Brasileira de Escritores. Comunicador em vários congressos e encontros literários como na Kentucky Foreign Language Conference (Lexington, USA, 1999).

Mérito Cultural, concedido pela Academia Brasileira de Filologia (Rio de Janeiro) “por sua magnífica atuação a favor do desenvolvimento cultural do Brasil” (2007).

Autor da letra dos hino de sua cidade natal e da letra do hino da Academia Lavrense de Letras, a que pertence como Presidente de Honra.

Medalha do Mérito Cultural Joaryvar Macedo, (2015). Professor Emérito da UFC (2015). Medalha do Mérito Educacional Gustavo Augusto Lima, da Academia Lavrense de Letras (2017).

Eleito Príncipe dos Poetas Cearenses pela ACL, em 2016.

Obras publicadas: Livros de ensaio, dois sobre Machado de Assis, dois sobre Fernando Pessoa, um sobre Miguel Torga e um sobre Drummond e Itinerário: quarenta e cinco anos de poesia (2015), este englobando seis livros, antes editados separadamente, de poemas. E, ainda, Notícias de Bordo (indicado para estudo no Exame Vestibular da UFC, em 2009-2010), Cantos de Fuga e Ancoragem, No Limiar do Inverno e Momentos Impressivos da Terra Santa.Integrou o Grupo Sin de Literatura, da geração 60 do Ceará.