LÚCIO ALCÂNTARA

Posição Atual da Cadeira 26
Outra posição: Presidente 2021/2022
Categories: Atual, Cadeira 26, Membros, Presidentes

Lúcio Gonçalo de Alcântara, médico, político e escritor.

Nasceu em Fortaleza-CE, em 16 de maio de 1943. Casado com Beatriz Alcântara (escritora) e pai de dois filhos, Daniela (arquiteta) e Leonardo (advogado). Graduou-se na Faculdade de Medicina – Universidade Federal do Ceará – 1966 – UFC e cursou Especialização em Medicina Tropical- Doenças Infecciosas e Parasitárias – USP.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1978, ocasião em foi saudado pelo acadêmico Milton Dias. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Otacílio de Azevedo, cadeira número 26, cujo patrono é Manoel Soares da Silva Bezerra.

Ocuparam a mesma cadeira: Leiria de Andrade, Otávio Lobo, Andrade Furtado e Otacílio de Azevedo.

Dedicou-se, ainda jovem, à vida pública: por três vezes foi Secretário de Saúde do Ceará; Prefeito de Fortaleza; por duas vezes Deputado Federal; Senador da República; Vice-Governador e Governador do Estado do Ceará. Foi o autor da Lei Federal que regula o Transplante de Órgãos no País (04/02/1997). Atual Presidente do Instituto de Câncer do Ceará – ICC.

Participa de diversas entidades públicas, culturais e de cunho associativo. Foi o primeiro Presidente do Conselho Editorial do Senado Federal (1997/2003); Ex-Presidente do Instituto do Ceará, Histórico, Geográfico e Antropológico (2017/2021); Sócio Honorário da Academia Cearense de Medicina, Membro Titular da Academia Cearense de Médicos Escritores, sócio da Academia Quixadaense de Letras, editor da revista da Associação Brasileira de Bibliófilos, sócio efetivo do Pen Club do Brasil e atual Presidente da Academia Cearense de Letras (2021).

Obras publicadas: Baús: Blog de Papel; São Gonçalo do Amarante e o Padre Antônio Vieira; Entre Páginas, entre Vidas; O Rio da Minha Infância; A casa da Minha Avó e recentemente, Atopia Poética de José Albano – 2021.Editor da Revista Scriptorium e de livros sob o selo Labirinto e da Fundação Waldemar Alcântara, instituição da qual é fundador e um de seus mantenedores.