MARLY VASCONCELOS

Posição Atual da Cadeira 7
Categories: Atual, Cadeira 7, Membros

Marly Sales Vasconcelos nasceu em Fortaleza-CE, no dia 5 de julho.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 22 de março de 1990, ocasião em que foi saudada pelo romancista João Clímaco Bezerra. Ocupa a vaga deixada pelo escritor Nertan Macedo, cadeira número 7, cujo patrono é o jurisconsulto Clóvis Beviláqua. Foi a primeira a tomar posse no Palácio Luz como sede da academia.

Ocuparam a mesma cadeira: Antonino Fontenele, Cruz Filho, Mário Linhares e Nertan Macedo.

Bacharel em Direito e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Ceará, ministrou conferências e aulas de Literatura Brasileira e Literatura Infantil na UFC.

Poetisa que possui “o toque mágico e simples dos grandes poetas, com sua linguagem própria que chega e conquista o leitor, também apaixonado” (Fagner).

Colaborou com os jornais “O Povo” e “Jornal de Cultura da UFC” e com as revistas Pássaro, Siriará e Revista da Academia Cearense de Letras.

O celebrado poeta cearense Francisco Carvalho também teceu expressivos comentários sobre a poetisa: “De 1973 a 1985, Marly Vasconcelos publicou apenas dois livros de poemas. Isto foi o bastante para colocá-la entre o reduzido grupo daqueles que fazem da poesia um exercício permanente de beleza e de aceitação das nossas fragilidades existenciais”.

Obras publicadas. Poesias: Água insone (1973); Cãtygua proençal (1985); Sala de retratos (1998); Azul-cobalto(2002), (obteve classificação especial na categoria Literatura Juvenil, no Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro, Belo Horizonte). Romancista, publicou em 1982 o livro Coração de areia, o qual recebeu Menção Honrosa do Prêmio Graciliano Ramos, da União Brasileira de Escritores, Rio de Janeiro.

Fonte: MARTINS, José Murilo. Poetas da Academia Cearense de Letras.