Menezes Pimentel
Francisco de Menezes Pimentel nasceu em Santa Quitéria-CE, no dia 12 de setembro de 1887.
Filho de Francisco Balbino Ferreira Pimental e Clara de Menezes Pimentel.
Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1914.
Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de maio de 1951, ocupando a cadeira número 38, cujo patrono é Tibúrcio Rodrigues. Pertenceu à Academia de Letras do Ceará e entrou na ACL por ocasião da união das duas sociedades.
Ensinou Português e Latim no Instituto São Luís, onde era diretor. Foi professor do Colégio Imaculada Conceição e da Escola de Comércio Fênix Caixeiral.
Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1914. Doutorou-se defendendo a tese “A liberdade humana e as teorias modernas”.
Foi jornalista, sendo redator dos jornais “O Nordeste” e “O Estado”.
Professor de Direito Romano e de Filosofia do Direito na Faculdade de Direito do Ceará, da qual foi diretor no período de 1921 a 1935. Foi deputado estadual (1929-1930), governador do Ceará (1935 a 1937) e interventor (1937 a 1945). Foi ministro da Justiça e senador da República.
Nas palavras de Raimundo Girão: “Vitorioso, assim, no magistério primário e médio, sê-lo-ia no superior, professor e Diretor que foi da Faculdade de Direito do Ceará, à qual proporcionou, quando governante do Estado, suntuosa sede própria. Também nas lutas públicas venceu galhardamente, atingindo as mais altas posições da vida administrativa e parlamentar”.
Honrarias recebidas: Medalhas do Mérito Tamandaré, do Pacificador, Santos Dumont, Marechal Hermes, do Mérito do Instituto Nacional de Educação e Cultura, e as insígnias: da Ordem do Mérito Nacional e da Soberana Ordem dos Cavaleiros de São Paulo Apóstolo.
Faleceu no Rio de Janeiro, em 19 de maio de 1973.
Obra principal: A liberdade humana e as teorias modernas (tese).
Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894.