Milton Dias

Posição Ocupante da Cadeira 4
Categories: Cadeira 4, GALERIA DE ACADÊMICOS, Membros, Ocupantes

José Milton de Vasconcelos Dias nasceu na cidade do Ipu-CE, no dia 29 de abril de 1919.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de outubro de 1966, sendo saudado pelo escritor Moreira Campos. Ocupou a cadeira número 4, cujo patrono é Antônio Bezerra, vaga em decorrência da transferência do acadêmico Raimundo Girão para a cadeira número 21.

Bacharel pela Faculdade de Direito do Ceará e graduado em Letras Neolatinas na Faculdade de Filosofia do Ceará, fez curso de Literatura Francesa em Paris. Dirigiu sua atividade para o magistério secundário em Fortaleza e São Paulo e, posteriormente, foi professor titular de Literatura Francesa do Curso de Letras do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará. Na fase inicial ou “heroica” da UFC chefiou, por muitos anos, o gabinete do reitor Martins Filho.

Milton Dias é considerado um dos melhores cronistas do estado. Segundo Paulo Elpídio de Menezes Neto, ele soube trabalhar “com a ficção e a realidade, dando-lhe forma elegante, sem perder a graça e a irreverência do contador de estórias”. Por mais de 21 anos escreveu uma crônica semanal para o jornal “O Povo”, base da publicação de vários livros.

Foi poeta e o escritor Artur Eduardo Benevides o incluiu no seu conhecido livro Antologia de poetas bissextos do Ceará.

Recebeu várias honrarias, entre elas, a Ordem das Palmas Acadêmicas, da República Francesa e o título de Cidadão Fortalezense. Foi membro do Grupo Clã.

Faleceu em Fortaleza, no dia 22 de março de 1983.

Obras principais: Sete-estrelo (1960); A ilha do homem só (1966); As cunhãs (1966, 2ª ed. 1997); Entre a boca da noite e a madrugada (1971); Cartas sem respostas (1974); Viagem no arco-íris (1974), em colaboração com Cláudio Martins; Discursos acadêmicos (1975); Três cidadãos de Massapê (1975); As outras cunhãs (1976); Péguy, poeta da esperança (1976); Fortaleza e eu (1976); A capitoa (1982); Passeio no conto francês (1982).

As Edições UFC publicaram Relembranças, em 1985, e uma segunda edição, em 1997.

Fonte: MARTINS, José Murilo. Poetas da Academia Cearense de Letras. MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos.