Pedro Paulo Montenegro

Posição Ocupante da Cadeira 24
Categories: Cadeira 24, GALERIA DE ACADÊMICOS, Membros, Ocupantes

Pedro Paulo de Souza Montenegro nasceu em Quixadá-CE, no dia 9 de janeiro de 1928.

Filho de Plutarco de Moura Montenegro e Maria Stela de Sousa Montenegro.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 7 de outubro de 1970, ocupando a cadeira número 24, na vaga deixada em razão do falecimento do acadêmico Gastão Justa, cujo patrono é Lívio Barreto. Na ocasião, foi saudado pelo acadêmico Artur Eduardo Benevides.

Estudou no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza e concluiu o curso de Filosofia no Seminário São Vicente de Paula, em Petrópolis, no Rio de Janeiro (1949). Bacharel e licenciado em Letras Neolatinas pela PUC-RJ, em 1953. Bacharel de Direito pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1958. Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Madri, em 1963. Livre-docente em Língua e Literatura Espanhola (1994). Pertenceu ao grupo Clã.

Foi consultor jurídico da Delegacia do Tribunal de Contas no Ceará.

Professor catedrático de Espanhol e Português do Colégio Militar de Fortaleza e professor titular de Teoria da Literatura da Universidade Federal do Ceará. Professor visitante da Universidade de Colônia (Alemanha) e da Universidade do Tennessee (Estados Unidos).

Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará, em 1998. Membro do Instituto Brasileiro de Filosofia da Associação Brasileira de Bibliófilos.

Registra Raimundo Girão: “Falando de seu livro sobre Araripe Júnior, assim se expressou Emanuel de Morais, crítico do Jornal do Brasil: “Pedro Paulo Montenegro, em cuja bagagem universitária já leva outros títulos, que bem o situam como estudioso, demonstra o que se poderá chamar de renovadora orientação, com esse retorno às fontes da crítica brasileira.”

Faleceu em Fortaleza, no dia 10 de junho de 2019.

Obras principais: La dinâmica de los pronombres personales en español (1959); Convivências (1966); A teoria literária na obra de Araripe Júnior (1974); A obra crítica de Afrânio Coutinho (1976); Os valores básicos da cultura brasileira (1977); Lívio Barreto e Gastão Justa (1977); Introdução crítica às obras de Araripe Júnior: Luizinha e perfil literário de José de Alencar (1980); O romance de 30 no Nordeste (1983); O projeto crítico de Eduardo Portela (1985); Situações e interpretações literárias (1996).

Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894.