Plácido Aderaldo Castelo

Posição Ocupante da Cadeira 39
Categories: Cadeira 39, GALERIA DE ACADÊMICOS, Membros, Ocupantes

Plácido Aderaldo Castelo nasceu em Mombaça-CE, no dia 11 de janeiro de 1906.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de maio de 1975, ocupando a cadeira número 39, na vaga deixada pelo poeta Cruz Filho, cujo patrono e Araripe Júnior.

Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1930. Foi professor do Colégio Cearense, Escola de Aprendizes e Ofícios, Fênix Caixeiral, Colégio Nogueira e Instituto D. Luís.

Live docente da Faculdade de Ciências Econômicas da UFC e titular de História Administrativa do Brasil e do Ceará na Escola de Administração Pública.

Foi promotor de justiça nas comarcas de Quixadá e Fortaleza, e juiz municipal em Juazeiro do Norte, procurador judicial do estado e ministro vitalício do Tribunal de Contas do Ceará. Foi deputado estadual, secretário da Fazenda, fundador e presidente do Instituto de Previdência do Estado, prefeito municipal de Fortaleza, secretário de Agricultura e Obras Públicas e governador do estado do Ceará. Fundou o Instituto Educacional, a Escola Normal Rural e a Secretaria de Cultura do Ceará.

Escritor e jornalista, colaborou nos jornais “Correio da Manhã”, “O Estado”, “Gazeta de Notícias” e “O Nordeste”.

Foi membro do Instituto do Ceará.

Faleceu em Fortaleza, no dia 17 de junho de 1979.

Obras principais: Metodologia do ensino da história (1928); A Constituição Republicana e a Federação (1929); Rápidos traços sobre a educação do sertanejo (1931); Escola Normal Rural (1932); Problemas agropecuários do Ceará (1957); História política do Ceará (1963); História do ensino do Ceará (1970).

Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos. GIRÃO, Raimundo. A Academia de 1894.