PADRE SADOC DE ARAÚJO

Posição Atual da Cadeira 15
Categories: Atual, Cadeira 15, Membros

Padre Francisco Sadoc de Araújo nasceu em Sobral-CE, no dia 17 de dezembro de 1931.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 9 de maio de 1980, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico Mozart Soriano Aderaldo. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Braga Montenegro, cadeira número 15, cujo patrono é Capistrano de Abreu.

Ocuparam a mesma cadeira: José Lino da Justa, Jáder de Carvalho e Braga Montenegro.

Cursou Filosofia no Seminário de Fortaleza, com licenciatura e mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1956. Foi ordenado sacerdote na Basílica de São João Latrão, em Roma. Pós-graduado em Psicologia, pela Faculdade de Cristo Rei (São Leopoldo-RS).

Foi professor de vários colégios e do Seminário de Sobral, de Psicologia da Educação da Faculdade de Filosofia Dom José, fundador e primeiro reitor da Universidade Vale do Acaraú-UVA e diretor do Instituto de Teologia da Arquidiocese de Olinda e Recife. Membro do Conselho de Educação do Ceará.

Tem colaborado com artigos em jornais e revistas de Sobral, Fortaleza e Recife.

Recebeu as seguintes honrarias: Professor emérito da Faculdade de Filosofia Dom José, de Sobral; Cônego honorário da Basílica de São Pedro, no Vaticano; Medalha Justiniano de Serpa, Mérito de Educação, do governo do estado; Medalha Educador, do Sindicato dos Professores Particulares do Ceará; Medalha do Mérito do Rotary Clube de Fortaleza-Alagadiço.

Membro do Instituto do Ceará, da Academia Sobralense de Estudos e Letras, do Instituto Cultural do Vale do Cariri e sócio correspondente do Colégio Brasileiro de Genealogia (Rio de Janeiro) e do Instituto Genealógico Brasileiro (São Paulo).

Obras publicadas: Cronologia sobralense (5 volumes, 1974/1988); A ciência criadora (1976); História da cultura sobralense (1978); Estudos lbiapabanos (1979); História religiosa da Meruoca (1979); Ceará: homens e livros(1981); Traços Biográficos de Dom José Tupinambá da Frota (1982); Raízes portuguesas do Vale do Acaraú (1991); Padre Ibiapina – Peregrino da Caridade (1995).

Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos.