TALES DE SÁ CAVALCANTE
Tales de Sá Cavalcante é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará e educador com vasta experiência em Administração Escolar.
Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 16 de abril de 2019, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico José Augusto Bezerra. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Genuíno Sales, cadeira número 9, cujo patrono é Fausto Barreto.
Ocuparam a mesma cadeira: Carlos Câmara, Fernandes Távora, Alencar Matos, João Clímaco Bezerra e Genuíno Sales.
Começou a trabalhar no Farias Brito em 1968, quando, aos 18 anos de idade, recém-aprovado no vestibular, ingressou no magistério como Professor de Matemática. Em 2003, assumiu a Coordenação Regional da Unesco no Programa de Escolas Associadas PEA-UNESCO. Em 2018, completou 50 anos dedicados à mesma Instituição de Ensino. É Diretor Superintendente da Organização Educacional Farias Brito, mantenedora do Sistema Farias Brito de Ensino, da Comercial Gráfica e Editora Farias Brito, do Centro Universitário Farias Brito, do Instituto Farias Brito, do FB Ideias, do FB Online, da FBP Administração e Participação, da FB Tech e do Colégio Farias Brito. É Reitor do Centro Universitário Farias Brito.
Membro da Academia Cearense de Matemática, da Academia Cearense de Cultura, da Academia Cearense de Retórica e da Academia Fortalezense de Letras. É, ainda, Membro Honorário Fundador da Academia Cearense de Engenharia.
Entre as suas produções literárias, destacam-se os artigos mensalmente publicados no jornal O Povo e os livros:
– A fala e a pena – para além do bonde, uma coletânea de seus discursos, entrevistas, artigos e crônicas de sua autoria, publicados em jornais e revistas, no período de março de 1997 a fevereiro de 2013. (2013)
– Um casal, uma escola, uma história, escrito em parceria com suas irmãs, Hilda Sá Cavalcante Prisco e Dayse de Sá Cavalcante Tavares, em comemoração ao centenário de nascimento de seus pais, Ari e Hildete de Sá Cavalcante. (2018)
– Ipsis litteris, ipsis verbis, continuação da coletânea de seus artigos, discursos, opiniões e entrevistas, publicados entre junho de 2013 e novembro de 2018. (2019)