TEOBERTO LANDIM

Posição Atual da Cadeira 37
Categories: Atual, Cadeira 37, Membros

Sebastião Teoberto Mourão Landim nasceu em Pio IX, Piauí, em 2 de março de 1943.

Com seis meses de idade, seus pais transferiram o domicílio para o Ceará, onde fez a escola de ensino básico e fundamental. Ingressou no Seminário Diocesano São José, de Sobral, em 1955, ocasião em que se interessou pelos estudos clássicos. Desistindo da carreira eclesiástica fez o curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, licenciando em Letras Vernáculas, em 1968.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de novembro de 1991 sendo saudado pela acadêmica Noemi Elisa Aderaldo. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Manoel Albano Amora, cadeira número 37, cujo patrono é Tomás Lopes.

Ocuparam a mesma cadeira: Adonias Lima, Mozart Firmeza e Manoel Albano Amora.

Tem mestrado em Letras na PUC, do Rio de Janeiro. Fez os créditos do doutorado na mesma Universidade, seguindo para Colônia, Alemanha, onde concluiu o doutorado, em 1989.

Foi professor de vários colégios de Fortaleza, entre os quais Arminda de Araújo, Santo Inácio, Santa Cecília, Júlia Jorge e Imaculada Conceição, e diretor dos colégios Demócrito Rocha e João Pontes (do CNEC), e do Colégio Equipe – pré-vestibular. É professor titular de Literatura Brasileira, do Curso de Letras da UFC.

Professor visitante e pesquisador da Universidade de Colônia. Exerceu em várias ocasiões a chefia do Departamento de Literatura, da UFC e foi diretor da Faculdade de Letras, da Universidade do Vale do Acaraú – UVA, Sobral.

É escritor, pesquisador e poeta.

Obras publicadas: Conversa fiada (contos) (19830; Trocando em miúdos (ensaios) (1984); Busca (romance) (1985); Literatura sem fronteiras (ensaios) (1990); Seca: a estação do inferno (ensaios) (1992, 2ª. ed. 2005); Colheita tropical(ensaios) (2000); A próxima estaca (romance) (2002); Escritos do cotidiano (ensaios) (2003); Ideia, pra que te quero(ensaios) (2004); As noites acumuladas dos meus dias (poesias) (2009) (Menção honrosa do concurso literário Ideal Clube de poesia, em 2007).

Fonte: MARTINS, José Murilo. Poetas da Academia Cearense de Letras.