UBIRATAN AGUIAR

Posição Atual da Cadeira 29
Outra posição: Presidente 2017 / 2018
Categories: Atual, Cadeira 29, Membros, Presidentes

Ubiratan Diniz Aguiar nasceu na cidade de Cedro-CE, no dia 7 de setembro de 1941.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 16 de janeiro de 2013, sendo saudado pela acadêmica Angela Gutiérrez. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico José Alves Fernandes, cadeira 29, cujo patrono é o historiador Paulino Nogueira.

Ocuparam a mesma cadeira: Matos Peixoto, Carlos Studart Filho, Itamar Espíndiola, Costa Matos e José Alves Fernandes.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará, onde como líder estudantil, foi vice-presidente do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua.

Iniciou a vida profissional como professor de Português dos Colégios 7 de Setembro e Batista e de Direito Constitucional da Academia de Policia Civil do Ceará. Foi vereador de Fortaleza (1967-1971), deputado estadual (1979-1987) e deputado federal (1987-2001).

Na área pública, dirigiu a Secretaria Municipal de Administração, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará e assumiu os seguintes cargos: presidente da Associação dos Vereadores do Estado do Ceará, presidente dos Secretários de Educação do Brasil, ministro, vice-presidente e presidente do Tribunal de Contas da União. Como deputado, fez parte de inúmeras comissões parlamentares no Brasil e no exterior, com destaque para as da Assembleia Nacional Constituinte.

Recebeu as seguintes honrarias: dezesseis títulos de cidadania (do Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro); de melhor deputado estadual e federal do ano; Doutor honoris causa concedido pela Unitis, Fundação da Universidade de Tocantins; foi agraciado com inúmeras medalhas, com destaque: do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Fortaleza; Medalha Educacional Justiniano de Serpa; Medalha da Ordem do Mérito Militar; Medalha do Mérito Aeronáutico, Grande Oficial; Medalha do Mérito Naval, Grande Oficial; Medalha do Mérito Educativo, Grande Oficial; Medalha do Mérito Rio Branco; Medalha do Mérito Assembleia Geral da Olacefs, Câmara dos Deputados do México; Medalha do Mérito Histórico Dom Pedro II, Ordem do Mérito Marquez de Pombal; e inúmeras medalhas de Tribunais Estaduais de Conta. Recebeu o Troféu Sereia de Ouro e Troféu Albaniza Sarazate.

É membro da Academia Fortalezense de Letras, da Academia de Letras de Brasília, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, da Associação Cearense de Escritores e da Associação Brasileira de Bibliófilos.

Obras publicadas. Poesias: Idioma dos pássaros (2003); Passageiro do tempo (2005); Versos da vida (2007); Tropel do tempo (2012); Estação da Palavra (2012); e os seguintes CD: Águas do arco-íris (2002); Portuguesa (2003); No Vagão da estrada (2004); Canto de vida (2006); Versos de vida (2007); Sina do cabra da peste (2010) e Luzes do tempo (2010). Publicou os seguintes trabalhos pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados: Educação, direito de todos (1989); LDB em debate (1992); Aposentadoria (1999) e Lei da Responsabilidade Fiscal (2000). Outras obras: Educação, uma decisão política (1993); Modelo político para o novo milênio (1998); LDB comentada, em parceria com professor Ricardo Martins (1998); Controle Externo: anotações à Jurisprudência do TCU.

 Fonte: MARTINS, José Murilo. Academia Cearense de Letras. História e Acadêmicos.