VERA MORAES

Posição Atual da Cadeira 10
Categories: Atual, Cadeira 10

Vera Lucia Albuquerque de Moraes nasceu em Recife-PE.

Ingressou na Academia Cearense de Letras em 22 de setembro de 2022, ocasião em que foi saudada pela acadêmica Angela Gutiérrez. Ocupa a cadeira número 10, vaga em virtude do pedido de desligamento feito pelo acadêmico Ednilo Soárez, por não mais residir em Fortaleza. O patrono é o Padre Mororó.

Ocuparam a mesma cadeira: Sales Campos, Matos Peixoto, Abelardo F. Montenegro e Ednilo Soárez.

Aos 14 anos veio morar em Fortaleza com sua família e, com 17 anos, fez seleção para a primeira turma do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com 23 anos, ingressou no magistério da UFC, como auxiliar de ensino. Aos 27 anos, fez seleção para o Mestrado em Teoria da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro  –UFRJ.

Cursou o Doutorado na UFC, na área de Sociologia. Posteriormente, fez Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo – USP, em Literatura Comparada. Nesse período, escreveu alguns livros, relacionados aos conteúdos dos cursos realizados. No Mestrado, publicou A arte poética de Artur Eduardo Benevides e Clã: trajetórias do modernismo em revista. No Doutorado, escreveu Entre Narciso e Eros: a construção do discurso amoroso em José de Alencar, agraciado com o prêmio Osmundo Pontes, administrado pela Academia Cearense de Letras – ACL. No pós-doutorado, lançou Um olhar de criança: a percepção infantil do universo adulto em Clarice Lispector.

 Escreveu dois livros de crônicas: Brinco de pérola (premiado pela Secult) e A varanda do mundo e a minha, além de dois livros de poemas: À flor da pele (premiado pela Secult) e Recadinho pra você. Também escreveu outros livros de ensaios: O imaginário dos afetos femininos na literatura, Clarices (com a escritora Fernanda Coutinho), Tributo a Moreira Campos e a Natércia Campos e CLÃ: sessenta anos (com a escritora Angela Gutiérrez), este último, um livro de depoimentos e entrevistas.

Em 2021, escreveu um livro de memórias com seus irmãos Carlos e Vânia: Histórias da nossa infância, que circulou apenas entre a família e amigos próximos.

Além da UFC, também lecionou na Universidade Estadual do Ceará – UECE, na Universidade Católica de Pernambuco e na graduação e no mestrado da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Foi Diretora Cultural da Casa de José de Alencar, a convite de Angela Gutiérrez, então Diretora da Casa. Juntas, realizaram dois simpósios nacionais, com a presença de renomados estudiosos da Literatura, sobre o escritor José de Alencar e sua vasta produção.

*Currículo elaborado pela acadêmica.

*crédito foto: cursos.fdr.org.br