Cadeira 1

JUSTINIANO DE SERPA

Justiniano José de Serpa nasceu em Aquiraz-CE, no dia 6 de janeiro de 1852. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras e fez parte da diretoria no cargo de orador, no período de 1894 a 1900. Participou intensamente nas sessões da fase inicial do sodalício, discutindo temas jurídicos. Em 1922, com a ajuda …

JUSTINIANO DE SERPA Leia mais »

ADOLFO CAMINHA

Adolfo Ferreira Caminha nasceu em Aracati-CE, no dia 29 de maio de 1867. Filho de Raimundo Ferreira dos Santos Caminha e Maria Firmina Caminha. Patrono da cadeira 1 da Academia Cearense de Letras. Em 1883, foi enviado pelos pais para ficar sob os cuidados de um tio, na Capital do Império. Foi oficial de Marinha, …

ADOLFO CAMINHA Leia mais »

SÂNZIO DE AZEVEDO

Rafael Sânzio de Azevedo nasceu em Fortaleza-CE, no dia 11 de fevereiro de 1938. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 11 de outubro de 1973, sendo saudado pelo romancista Fran Martins. Ocupa a vaga deixada pelo poeta Sidney Neto, cadeira número 1, cujo patrono é o escritor Adolfo Caminha.  Ocuparam a mesma cadeira: Justiniano …

SÂNZIO DE AZEVEDO Leia mais »

Sidney Neto

José Vicente Sidney Neto nasceu em Fortaleza-CE, no dia 16 de setembro de 1893. Era membro da Academia de Letras do Ceará e ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de maio de 1951, no período da fusão das duas sociedades, ocupando a cadeira número 1, cujo patrono é Adolfo Caminha. Iniciou a vida …

Sidney Neto Leia mais »

Ermínio de Araújo

Ermínio de Araújo e Silva nasceu na cidade de Itapipoca-CE, no dia 23 de dezembro de 1891. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, ocupando a cadeira número 1, cujo patrono é Adolfo Caminha. Com sua transferência definitiva para o Rio de Janeiro, passou para a categoria de sócio …

Ermínio de Araújo Leia mais »