Category: Cadeira 13

D. JERÔNIMO TOMÉ DA SILVA

Dom Jerônimo Tomé da Silva nasceu em Sobral-CE, no dia 12 de junho de 1849. Filho José Tomé da Silva e Maria da Penha Tomé da Frota. Patrono da cadeira 13 da Academia Cearense de Letras. Seus primeiros estudos foram feitos em Sobral. Enviado pela família à Bahia para cursar Medicina, preferiu a carreira eclesiástica, …

D. JERÔNIMO TOMÉ DA SILVA Leia mais »

MANFREDO RAMOS

Francisco Manfredo Thomaz Ramos nasceu no dia 2 de janeiro de 1934, na cidade de Acaraú, Ceará. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 16 de março de 2001, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico padre Francisco Sadoc de Araújo. Ocupa a vaga deixada pelo seu pai, o acadêmico Ribeiro Ramos, cadeira número 13, cujo patrono …

MANFREDO RAMOS Leia mais »

Soares Bulcão

José Pedro Soares Bulcão nasceu na vila de Arraial ou S. João da Uruburetama, hoje Uruburetama-CE, no dia 13 de maio de 1873. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, por ocasião da primeira reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 13, cujo patrono, na época, era Martinho Rodrigues. …

Soares Bulcão Leia mais »

Natanael Cortez

Natanael Pegado de Siqueira Cortez nasceu em Açu-RN, no dia 12 de janeiro de 1889. Filho de Ismael Pegado de Siqueira Cortez e Umbelina Alves Cortez. Era sogro do acadêmico Eduardo Campos. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 20 de março de 1931, sendo saudado pelo acadêmico Antônio Teodorico Costa. Ocupou a cadeira …

Natanael Cortez Leia mais »

Misael Gomes

Padre Misael Gomes da Silva nasceu em Milagres-CE, no dia 21 de setembro de 1885. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, por ocasião da segunda reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 14, cujo patrono era D. Jerônimo José da Silva. Passou a ocupar a cadeira número 13 …

Misael Gomes Leia mais »