Cadeira 18

MOURA BRASIL

José Cardoso de Moura Brasil nasceu em Iracema-CE, no dia 10 de fevereiro de 1846. Filho do Tenente Coronel José Cardoso Brasil e de Theresa Maria de Moura Brasil. Patrono da cadeira 18 da Academia Cearense de Letras. Oftalmologista brasileiro, cuja fama se tornou lendária. Conforme Raimundo Girão, Moura Brasil era “tido até certo dia …

MOURA BRASIL Leia mais »

ANGELA GUTIÉRREZ

Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 7 de outubro de 1997, ocasião em que foi saudada pelo poeta Artur Eduardo Benevides. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Geraldo Fontenelle, cadeira número 18, cujo patrono é Moura Brasil. Ocuparam a mesma cadeira: Andrade Furtado, Otávio Lobo, Antônio Girão …

ANGELA GUTIÉRREZ Leia mais »

Otávio Lobo

João Otávio Lobo nasceu em Santa Quitéria-CE, no dia 4 de novembro de 1893. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, por ocasião da primeira reorganização do sodalício, ocupando a cadeira de número 11, cujo patrono, na época, era Antônio Bezerra. Participou das reorganizações de 1930 e 1951, ocupando …

Otávio Lobo Leia mais »

Geraldo Fontenelle

Geraldo da Silva Fontenelle nasceu em Campo Maior-PI, no dia 28 de maio de 1934. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de abril de 1991, ocupando a cadeira  número 18, na vaga deixada pelo acadêmico Antônio Girão Barroso, cujo patrono é o dr. Moura Brasil. Na ocasião, foi saudado pelo poeta Artur …

Geraldo Fontenelle Leia mais »

Antônio Girão Barroso

Antônio Girão Barroso nasceu na cidade de Araripe-CE, no dia 6 de junho de 1914. Filho de Teodorico da Costa Barroso e Maria Machado Girão Barroso. Ingressou na Academia Cearense de Letras em março de 1964, quando foi saudado pelo escritor João Clímaco Bezerra. Ocupou a vaga deixada pelo médico João Otávio Lobo, cadeira número …

Antônio Girão Barroso Leia mais »