Category: Cadeira 32

ULISSES PENNAFORT

Raimundo Ulisses de Albuquerque Pennafort (Cônego) nasceu em Jardim-CE, no dia 25 de novembro de 1855 (ano citado por Manoel Albano Amora). Patrono da cadeira 32 da Academia Cearense de Letras. Filho de Manuel Francisco Cavalcante de Albuquerque e Generosa Cândida Brasil de Albuquerque Pennafort. Em 1873, entrou para o Seminário da Prainha, concluindo o …

ULISSES PENNAFORT Leia mais »

NAPOLEÃO NUNES MAIA

Napoleão Nunes Maia Filho nasceu em Limoeiro do Norte-CE, no dia 30 de dezembro de 1945. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 25 de março de 2004, tendo sido saudado pelo poeta Pedro Henrique Saraiva Leão. Ocupa a vaga deixada por Rachel de Queiroz, cadeira número 32, cujo patrono é o Cônego Ulisses …

NAPOLEÃO NUNES MAIA Leia mais »

Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza-CE, no dia 17 de novembro de 1910. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994 na ocasião do centenário da Academia. Ocupou a vaga deixada por Moreira Campos, cadeira número 32, cujo patrono é Ulisses Pennafort. Foi saudada pelo então presidente do sodalício, acadêmico …

Rachel de Queiroz Leia mais »

Moreira Campos

José Maria Moreira Campos nasceu na cidade Senador Pompeu-CE, no dia 6 de janeiro de 1914. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 17 de agosto de 1962, tendo sido saudado pelo escritor Braga Montenegro. Ocupou a vaga deixada por José Waldo Ribeiro Ramos, cadeira número 32, cujo patrono é Ulisses Pennafort. Bacharel pela …

Moreira Campos Leia mais »

José Valdo Ribeiro Ramos

José Valdo Ribeiro Ramos nasceu em Baturité -CE, no dia 4 de abril de 1901. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 10 de maio de 1951, após a fusão com a Academia de Letras do Ceará. Ocupou a cadeira de número 32, cujo patrono é o cônego Ulisses Penafort. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito …

José Valdo Ribeiro Ramos Leia mais »