Category: Cadeira 35

TOMÁS POMPEU

Tomás Pompeu de Souza Brasil Filho nasceu em Fortaleza-CE, no dia 30 de junho de 1852. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, embora não tenha comparecido à sessão solene de 15 de agosto de 1894. Na reorganização da Academia, em 1922, ocupou a cadeira número 3, cujo patrono era seu pai, o …

TOMÁS POMPEU Leia mais »

JOÃO SOARES NETO

João Soares Neto nasceu em Fortaleza, Ceará, em 22 de agosto de 1941. Filho de Francisco Bezerra de Oliveira e Margarida Caminha Oliveira. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de fevereiro de 2013, sendo saudado pelo acadêmico Napoleão Maia Filho. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Alberto Nepomuceno de Oliveira, cadeira 35, …

JOÃO SOARES NETO Leia mais »

Teodoro Cabral

Teodoro Cabral nasceu em Itapipoca-CE, no dia 9 de novembro de 1891. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, por ocasião de sua segunda reorganização. Ocupou a cadeira número 35, cujo patrono, à época, era Soriano de Albuquerque. Por residir do Rio de Janeiro, foi transferido para a categoria …

Teodoro Cabral Leia mais »

Pe. João da Frota

Padre João Augusto da Frota nasceu em Santana do Acaraú-CE, no dia 24 de janeiro de 1849. Ingressou na Academia Cearense de Letras na reorganização de 1922, ocupando a cadeira número 35. Naquele período, não escolheu patrono. Não foi convidado para participar da Academia na reorganização de 1930. Ordenou-se pelo Colégio Pio Latino-Americano de Roma …

Pe. João da Frota Leia mais »

Carlos Livino de Carvalho

Carlos Livino de Carvalho nasceu em Recife-PE, no dia 17 de fevereiro de 1881. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de maio de 1951, por ocasião da sua fusão com a Academia de Letras do Ceará. Ocupou a cadeira número 35, cujo patrono é Tomás Pompeu. Bacharel pela Faculdade de Direito do …

Carlos Livino de Carvalho Leia mais »