Category: Cadeira 9

FAUSTO BARRETO

Fausto Carlos Barreto nasceu em São João dos Inhamuns, hoje Tauá-CE, no dia 19 de dezembro de 1852. Filho de Antônio Carlos Barreto e Maria José de Oliveira Barreto. Patrono da cadeira 9 da Academia Cearense de Letras. Iniciou os estudos preparatórios no Ateneu Cearense e no Seminário Diocesano de Fortaleza. Em 1874, matriculou-se na …

FAUSTO BARRETO Leia mais »

TALES DE SÁ CAVALCANTE

Tales de Sá Cavalcante é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará e educador com vasta experiência em Administração Escolar. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 16 de abril de 2019, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico José Augusto Bezerra. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Genuíno Sales, cadeira número …

TALES DE SÁ CAVALCANTE Leia mais »

João Clímaco Bezerra

João Clímaco Bezerra nasceu em Lavras da Mangabeira-CE, no dia 30 de março de 1913. Filho de Raimundo Nomito Bezerra e Maria da Costa Bezerra. Ingressou na Academia Cearense de Letras após a reorganização ocorrida em 1951. Tomou posse no dia 27 de junho de 1953, ocasião em que foi saudado pelo poeta Filgueiras Lima. …

João Clímaco Bezerra Leia mais »

Genuíno Sales

Genuíno Francisco de Sales nasceu em Pedro II-Piauí, no dia 15 de abril de 1938. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 29 de junho de 2006, ocasião em que foi saudado pela acadêmica Giselda Medeiros. Ocupou a vaga deixada pelo escritor João Clímaco Bezerra, cadeira número 9, cujo patrono é Fausto Barreto. Bacharel …

Genuíno Sales Leia mais »

Carlos Câmara

Carlos Torres Câmara nasceu em Fortaleza, no dia 3 de maio de 1881. Filho de João Torres Câmara e Maria Sussuarana. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, na época da primeira reorganização, ocupando a cadeira número 9, cujo patrono era Tomás Lopes. Seu nome não foi incluído na …

Carlos Câmara Leia mais »