Category: Patronos

D. JERÔNIMO TOMÉ DA SILVA

Dom Jerônimo Tomé da Silva nasceu em Sobral-CE, no dia 12 de junho de 1849. Filho José Tomé da Silva e Maria da Penha Tomé da Frota. Patrono da cadeira 13 da Academia Cearense de Letras. Seus primeiros estudos foram feitos em Sobral. Enviado pela família à Bahia para cursar Medicina, preferiu a carreira eclesiástica, …

D. JERÔNIMO TOMÉ DA SILVA Leia mais »

MANUEL SOARES DA SILVA BEZERRA

Manoel Soares da Silva Bezerra nasceu na antiga vila do Riacho do Sangue, depois Frade, atualmente município de Jaguaretama-CE, em agosto de 1810. Filho de Antônio Bezerra de Meneses e Fabiana de Jesus Maria Bezerra de Meneses. Era irmão de Adolpho Bezerra de Meneses, médico e espírita famoso. Patrono da cadeira 26 da Academia Cearense …

MANUEL SOARES DA SILVA BEZERRA Leia mais »

SAMUEL UCHOA

Samuel Filipe de Sousa Uchoa nasceu na antiga vila do Riacho do sangue, depois Frade, atual município de Jaguaretama-CE, no dia 21 de dezembro de 1843. Patrono da cadeira 34 da Academia Cearense de Letras. Filho de Antônio Raulino de Sousa Uchoa e Antônia Cavalcante Uchoa. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de …

SAMUEL UCHOA Leia mais »

VISCONDE DE SABÓIA

Vicente Cândido Figueira de Sabóia (Visconde de Sabóia) nasceu na cidade de Sobral-CE, no dia 13 de abril de 1836. Filho de José Sabóia e Joaquina Figueira de Melo Sabóia. Patrono da cadeira 40 da Academia Cearense de Letras. Doutor pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, tornando-se operador da Seção de Cirurgia (1859) …

VISCONDE DE SABÓIA Leia mais »

SORIANO ALBUQUERQUE

Manuel Soriano de Albuquerque nasceu no município de Água Preta-PE, no dia 8 de janeiro de 1877. Patrono da cadeira 27 da Academia Cearense de Letras. Fez seus primeiros estudos em Olinda. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, em 1899. Foi sociólogo, jurista e crítico. Foi juiz no Crato, ao tempo em …

SORIANO ALBUQUERQUE Leia mais »