Cadeira 10

VERA MORAES

Vera Lucia Albuquerque de Moraes nasceu em Recife-PE. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 22 de setembro de 2022, ocasião em que foi saudada pela acadêmica Angela Gutiérrez. Ocupa a cadeira número 10, vaga em virtude do pedido de desligamento feito pelo acadêmico Ednilo Soárez, por não mais residir em Fortaleza. O patrono é …

VERA MORAES Leia mais »

PADRE MORORÓ

Gonçalo Inácio de Loiola e Albuquerque Melo, o Padre Mororó, nasceu na povoação Riacho dos Guimarães, hoje Groiaíras-CE, no dia 24 de julho de 1774. Filho de Félix José de Sousa e Teodora Madeira. Patrono da cadeira 10 da Academia Cearense de Letras. Ordenou-se sacerdote no Seminário de Olinda, em 1802. Exerceu sua atividade religiosa …

PADRE MORORÓ Leia mais »

EDNILO SOÁREZ

Ednilo Gomes de Soárez é graduado pela Escola Naval, Corpo de Armada, em Ciências Náuticas (1961); e em Administração de Empresas pela Universidade do Brasil, atual UFRJ (1968). É pós-graduado (mestrado lato sensu) em Psicologia Educacional – UNIFOR (1995). Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 27 de janeiro de 2011, ocasião em que …

EDNILO SOÁREZ Leia mais »

Sales Campos

Antônio Sales Campos nasceu em Tamboril-CE, no dia 24 de junho de 1894. Filho de Francisco Sales Ribeiro Campos e Ana Barbosa Cordeiro Campos Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, no período da primeira reorganização do sodalício. Ocupou a cadeira número 10, cujo patrono era Lívio Barreto. Seu …

Sales Campos Leia mais »

Matos Peixoto

José Carlos Matos Peixoto nasceu em Iguatu-CE, no dia 12 de março de 1884. Filho de Miguel da Silva Peixoto e Isabel de Matos Peixoto. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, no período da primeira reorganização do sodalício. Ocupou a cadeira número 29. Em 1930, como presidente do …

Matos Peixoto Leia mais »