Category: Cadeira 15

CAPISTRANO DE ABREU

João Capistrano Honório de Abreu nasceu no sítio Columinjuba, em Maranguape-CE, no dia 23 de outubro de 1853. Filho primogênito do casal Jerônimo Honório de Abreu e Antônia Vieira de Abreu. Patrono da cadeira 15 da Academia Cearense de Letras. Iniciou seus estudos em Maranguape, dando continuidade em Fortaleza, no Colégio dos Educandos. Estudou no …

CAPISTRANO DE ABREU Leia mais »

PADRE SADOC DE ARAÚJO

Padre Francisco Sadoc de Araújo nasceu em Sobral-CE, no dia 17 de dezembro de 1931. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 9 de maio de 1980, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico Mozart Soriano Aderaldo. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Braga Montenegro, cadeira número 15, cujo patrono é Capistrano de Abreu. …

PADRE SADOC DE ARAÚJO Leia mais »

José Lino da Justa

José Lino da Justa nasceu em Pacatuba-CE, no dia 23 de setembro de 1863. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, por ocasião da primeira reorganização, ocupando a cadeira número 15, cujo patrono era, na época, Antônio Martins. Não foi convidado para participar da reorganização de 1930, fazendo parte …

José Lino da Justa Leia mais »

Braga Montenegro

Joaquim Braga Montenegro nasceu na cidade de Maranguape-CE, no dia 28 de fevereiro de 1907. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1951, por ocasião da terceira reorganização do sodalício. Foi saudado pelo acadêmico Andrade Furtado e ocupou a cadeira número 15, cujo patrono é João Capistrano de Abreu. Quando …

Braga Montenegro Leia mais »