Category: Cadeira 17

PIO RODRIGUES

Pio Rodrigues Neto nasceu em Fortaleza-CE, no dia 1º de novembro de 1952. É engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, São Paulo, em 1976. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 02 de dezembro de 2021, sendo saudado pelo acadêmico Pedro Henrique Saraiva Leão. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico …

PIO RODRIGUES Leia mais »

ÁLVARO DE ALENCAR

Álvaro Gurgel de Alencar nasceu em Icó-CE, no dia 10 de janeiro de 1861. Filho do dr. Rufino Antunes de Alencar e Quitéria Dulcineia Gurgel de Alencar. Foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, comparecendo à sessão de fundação da Academia Cearense, em 15 de agosto de 1894. Participou da segunda fase da …

ÁLVARO DE ALENCAR Leia mais »

JOAQUIM CATUNDA

Joaquim de Oliveira Catunda nasceu em Santa Quitéria-CE, no dia 2 de dezembro de 1834. Filho de Antonio Pompeu de Sousa Catunda e de Inocência Pinto de Mesquita Catunda, era oriundo de antiga família do Rio Grande do Norte. Patrono da cadeira 17 da Academia Cearense de Letras. Em 1849, veio para Fortaleza, para a …

JOAQUIM CATUNDA Leia mais »

Paulo Bonavides

Paulo Bonavides nasceu em Patos-PB, no dia 10 de maio de 1925. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 17 de dezembro de 1970, ocupando a cadeira número 17, na vaga deixada pelo acadêmico Renato Braga. Na ocasião, foi saudado pelo acadêmico J. C. Alencar Araripe.  Bacharelou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio …

Paulo Bonavides Leia mais »

Renato Braga

Raimundo Renato de Almeida Braga nasceu no seringal Vitória, Alto-Juruá, no estado do Acre, no dia 20 de dezembro de 1905. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 21 de maio de 1930, por ocasião da segunda reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 17, cujo patrono é Joaquim Catunda. Foi presidente da ACL no …

Renato Braga Leia mais »