Category: Cadeira 24

LÍVIO BARRETO

Lívio Barreto nasceu na fazenda Angicos, distrito de Iboaçu, município de Granja-CE, no dia 18 de fevereiro de 1870. Filho de José Soares Barreto e Mariana da Rocha Barreto. Patrono da cadeira 24 da Academia Cearense de Letras. Poeta, fez parte da Padaria Espiritual, adotando o nome de Lucas Bizarro. Segundo Raimundo Girão, “seus versos, …

LÍVIO BARRETO Leia mais »

LAÉRIA FONTENELE

Laéria Bezerra Fontenele nasceu em Crateús – CE, em 1962. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 05 de março de 2020, ocasião em foi saudado pelo acadêmico Juarez Leitão. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Pedro Paulo Montenegro, cadeira número 24, cujo patrono é Lívio Barreto. Ocuparam a mesma cadeira: Ferreira dos Santos, …

LAÉRIA FONTENELE Leia mais »

Pedro Paulo Montenegro

Pedro Paulo de Souza Montenegro nasceu em Quixadá-CE, no dia 9 de janeiro de 1928. Filho de Plutarco de Moura Montenegro e Maria Stela de Sousa Montenegro. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 7 de outubro de 1970, ocupando a cadeira número 24, na vaga deixada em razão do falecimento do acadêmico Gastão …

Pedro Paulo Montenegro Leia mais »

Gastão Justa

Gastão Gonçalves da Justa nasceu em Fortaleza-CE, no dia 1º de julho de 1899. Filho de Joaquim Gonçalves da Justa e Maria Pereira da Justa. Era membro da Academia de Letras do Ceará e ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de maio de 1951, por ocasião da fusão dessas duas instituições. Ocupou …

Gastão Justa Leia mais »

Ferreira dos Santos

Antônio Ferreira dos Santos nasceu em Fortaleza-CE, no dia 4 de julho de 1881. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, quando da primeira reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 24, cujo patrono, na época, era Heráclito Graça. Por alguns anos, residiu em Belém do Pará, onde foi …

Ferreira dos Santos Leia mais »