Cadeira 25

Marcelo Gurgel

Marcelo Gurgel Carlos da Silva nasceu em Fortaleza, no dia 13 de março de 1953. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 28 de julho de 2022, ocupando a cadeira 25, em virtude do falecimento do acadêmico Pedro Henrique Saraiva Leão, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico Flávio Leitão. É formado em Medicina (1977) …

Marcelo Gurgel Leia mais »

OLIVEIRA PAIVA

Manuel de Oliveira Paiva nasceu em Fortaleza-CE, no dia 12 de julho de 1861. Filho de João Francisco de Oliveira e Maria Isabel de Paiva. Patrono da cadeira 25 da Academia Cearense de Letras. Cursou o Seminário no Crato, mas não seguiu a vida eclesiástica. Viajou para o Rio de Janeiro com o intuito de …

OLIVEIRA PAIVA Leia mais »

Pedro Henrique Saraiva Leão

Pedro Henrique Saraiva Leão nasceu na cidade de Fortaleza, no dia 25 de maio de 1938. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 19 de setembro de 1986, ocasião em foi saudado pelo acadêmico Pedro Paulo Montenegro. Ocupou a vaga deixada pelo acadêmico Carlyle Martins, cadeira número 25, cujo patrono é Oliveira Paiva. Ocuparam …

Pedro Henrique Saraiva Leão Leia mais »

Francisco Prado

Francisco Prado nasceu em Palma, hoje município de Coreaú-CE, no dia 22 de junho de 1886. Filho de Miguel Leocádio do Prado e Maria do Carmo Carneiro. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, ocupando a cadeira número 25, cujo patrono era, na época, o fundador Valdemiro Cavalcante. Não …

Francisco Prado Leia mais »

Demócrito Rocha

Demócrito Rocha nasceu na cidade de Caravelas-BA, no dia 14 de abril de 1888. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, quando da segunda reorganização, ocupando a cadeira número 25, cujo patrono era, na época, o Padre Mororó. Formado em Odontologia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, …

Demócrito Rocha Leia mais »