Category: Cadeira 27

SORIANO ALBUQUERQUE

Manuel Soriano de Albuquerque nasceu no município de Água Preta-PE, no dia 8 de janeiro de 1877. Patrono da cadeira 27 da Academia Cearense de Letras. Fez seus primeiros estudos em Olinda. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, em 1899. Foi sociólogo, jurista e crítico. Foi juiz no Crato, ao tempo em …

SORIANO ALBUQUERQUE Leia mais »

PAPI JÚNIOR

Antônio Papi Júnior nasceu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 28 de agosto de 1854. Filho de Antônio Papi (austríaco) e de Maria Papi (portuguesa). Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922. Na primeira reorganização, ocupou a cadeira 34 e, na segunda, a de número 27, cujo patrono era …

PAPI JÚNIOR Leia mais »

CÉSAR BARROS LEAL

César de Oliveira Barros Leal é graduado em Letras e Direito. Procurador do Estado do Ceará. Professor aposentado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (lecionou na graduação e no mestrado; integrou a coordenação do mestrado no período de 1989-1990); Primeiro Coordenador do Escritório Modelo Professor Alcântara Nogueira, da Faculdade de Direito da …

CÉSAR BARROS LEAL Leia mais »

Epifânio Leite

Epifânio Leite de Albuquerque nasceu em Fortaleza-CE, no dia 5 de junho de 1891. Filho de Bento Leite de Albuquerque e Raimunda Oliveira de Albuquerque. Foi eleito para Academia Cearense de Letras para ocupar a vaga deixada por Papi Júnior, cadeira número 27, mas não chegou a tomar posse em decorrência de sua morte precoce.  …

Epifânio Leite Leia mais »

Durval Aires

Durval Aires de Menezes nasceu na cidade de Juazeiro do Norte-CE, no dia 13 de fevereiro de 1922. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 12 de maio de 1972, na vaga deixada pelo escritor Adonias Lima, sendo saudado pelo acadêmico Cláudio Martins. Ocupou a cadeira número 27, cujo patrono é Soriano de Albuquerque. …

Durval Aires Leia mais »