Category: Cadeira 29

PAULINO NOGUEIRA

Paulino Nogueira Borges da Fonseca nasceu em Fortaleza-CE, no dia 27 de fevereiro de 1842. Filho de Francisco Xavier Nogueira e Maria das Graças Nogueira. Patrono da cadeira 29 da Academia Cearense de Letras. Bacharel em Direito pela Academia de Olinda, em 22 de dezembro de 1865. Foi promotor de justiça, professor e diretor do …

PAULINO NOGUEIRA Leia mais »

UBIRATAN AGUIAR

Ubiratan Diniz Aguiar nasceu na cidade de Cedro-CE, no dia 7 de setembro de 1941. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 16 de janeiro de 2013, sendo saudado pela acadêmica Angela Gutiérrez. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico José Alves Fernandes, cadeira 29, cujo patrono é o historiador Paulino Nogueira. Ocuparam a mesma cadeira: Matos …

UBIRATAN AGUIAR Leia mais »

José Alves Fernandes

José Alves Fernandes nasceu na cidade de Aracoiaba-CE, no dia 21 de outubro de 1930. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de outubro de 2009, sendo saudado pela acadêmica Noemi Elisa Aderaldo. Ocupou a cadeira número 29, na vaga pelo falecimento do poeta José Costa Matos, cujo patrono é o historiador Paulino …

José Alves Fernandes Leia mais »

Itamar Espíndola

Itamar de Santiago Espíndola nasceu em Fortaleza-CE, no dia 14 de setembro de 1917. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de setembro de 1982, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico Artur Eduardo Benevides. Ocupou a vaga deixada pelo acadêmico Carlos Studart Filho, cadeira número 29, cujo patrono é Paulino Nogueira. Bacharel …

Itamar Espíndola Leia mais »

Costa Matos

José Costa Matos nasceu na cidade de Ipueiras-CE, no dia 29 de outubro de 1927. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de dezembro de 1992, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico Mozart Soriano Aderaldo. Ocupou a vaga deixada pelo escritor Itamar Espíndola, cadeira número 29, cujo patrono é Paulino Nogueira. Foi …

Costa Matos Leia mais »