Cadeira 36

RODOLFO TEÓFILO

Rodolfo Marcos Teófilo nasceu em Salvador-BA, no dia 6 de maio de 1853. Filho de Marcos José Teófilo (médico) e de Antônia Josefina Sarmento Teófilo. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 8 de setembro de 1922, quando da primeira reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 36. Na reorganização de 1930, passou para …

RODOLFO TEÓFILO Leia mais »

SENADOR POMPEU

Tomás Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu) nasceu em Santa Quitéria-CE, no dia 6 de junho de 1818. Filho de Tomás d’Aquino de Sousa e Jeracina Isabel de Sousa. Patrono da cadeira 36 da Academia Cearense de Letras. Em 1834, foi para Sobral estudar Latim com seu tio Gregório F. Torres. Em 1836, embarcou para …

SENADOR POMPEU Leia mais »

RÉVIA HERCULANO

Révia Maria Lima Herculano é escritora (poetisa e romancista) e professora de Língua Portuguesa. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 07 de novembro de 2018, sendo saudada pelo acadêmico Carlos Augusto Viana. Ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Carlos d’Alge, cadeira 36, cujo patrono é o Senador Pompeu.  Ocuparam a mesma cadeira: Rodolfo …

RÉVIA HERCULANO Leia mais »

José Martins Rodrigues

José Martins Rodrigues nasceu em Quixadá-CE, no dia 1º.  de setembro de 1901. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, por ocasião da sua segunda reorganização, ocupando a cadeira número 36, cujo patrono, na época, era Tibúrcio Rodrigues. Não participou da reorganização de 1951. Bacharel pela Faculdade de Direito …

José Martins Rodrigues Leia mais »

Hugo Catunda

Hugo Catunda nasceu em Ipueiras-CE, no dia 10 de agosto de 1899. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de maio de 1951. Ocupou a cadeira número 36, cujo patrono é o Senador Pompeu. Graduado em Ciências Sociais e Ensino Rural pela Universidade Rural do Rio de Janeiro. Foi diretor do Departamento Estadual …

Hugo Catunda Leia mais »