Cadeira 38

Monte Arraes

Raimundo de Monte Arraes nasceu em Assaré-CE, no dia 21 de julho de 1888. Filho de Nicolau Alexandre Arrais e Maria Brasilina Arrais. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 21 de maio de 1930, quando da segunda reorganização do sodalício, ocupando a cadeira número 38, cujo patrono, à época, era Tomás Pompeu de …

Monte Arraes Leia mais »

TIBÚRCIO RODRIGUES

Tibúrcio Rodrigues nasceu na localidade Diamante, em Ipu-CE, no dia 11 de agosto de 1869. Filho de Francelino Rodrigues de Souza Brasil e Sabina Rodrigues de Souza Brasil. Patrono da cadeira 38 da Academia Cearense de Letras. Em 1888, publicou o jornal “O Rouxinol”, na cidade de Baturité-CE. Em Fortaleza, foi redator nos jornais “Norte” …

TIBÚRCIO RODRIGUES Leia mais »

PÁDUA LOPES

Antônio de Pádua Lopes de Freitas nasceu em Luzilândia – PI, em 8 de junho de 1946, mas veio com os pais residir em Fortaleza desde os dois anos de idade. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 27 de fevereiro de 2019, sendo saudado pelo acadêmico José Augusto Bezerra. Ocupa a vaga deixada …

PÁDUA LOPES Leia mais »

Menezes Pimentel

Francisco de Menezes Pimentel nasceu em Santa Quitéria-CE, no dia 12 de setembro de 1887. Filho de Francisco Balbino Ferreira Pimental e Clara de Menezes Pimentel. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1914. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 10 de maio de 1951, ocupando a …

Menezes Pimentel Leia mais »

F. S. Nascimento

F. S. Nascimento

Francisco de Sousa Nascimento (F. S. Nascimento) nasceu em Serrita-PE, no dia 14 de outubro de 1926. Foi eleito para Academia Cearense de Letras no dia 12 de novembro de 1973, em substituição ao acadêmico Francisco Menezes Pimentel. Ocupou a cadeira número 38, cujo patrono é Tibúrcio Rodrigues. Na ocasião da posse, foi saudado pelo …

F. S. Nascimento Leia mais »